Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O anfiteatro 8.1. da UBI acolheu o encontro do SPZC

Professores em luta

Na passada sexta-feira, 29 de Setembro, o Sindicato de Professores da Zona Centro reuniu na UBI mais de uma centena de associados para uma acção de formação e informação “sobre o estado do ensino”.

> Eduardo Alves

A formação de um país passa pela escola e pelos professores, mas estes “estão a ser cada vez mais mal tratados”, garante Carlos Costas, coordenador da delegação da Covilhã do Sindicato de Professores da Zona Centro (SPZC). Esta foi uma das muitas ideias que estiveram em debate durante a passada sexta-feira, 29 de Setembro, no anfiteatro 8.1, do Edifício das Engenharias, na UBI. Um encontro que teve um carácter formativo, “mas também informativo”, adianta o dirigente sindical. Isto porque, segundo Carlos Costas, os tempos que correm não são tão fáceis para os docentes dos vários graus de ensino, “como o Governo pretende que sejam”. No entender deste dirigente sindical, o Ministério da Educação voltou a falhar na dita colocação automática no concurso de professores. Actualmente, “existem casos preocupantes de injustiças provocadas pelo concurso de professores, devido aos erros políticos de não saber apurar as vagas".
Na reunião conduzida por Carlos Costas e João Marrocano, coordenador-adjunto do SPZC, da Covilhã, os mais de cem docentes vindos de toda a região ficaram a conhecer “a falta de diálogo que o ministério demonstra para com os professores deste País”, sublinha Carlos Costas. O mesmo dirigente sindical diz também que esta reunião serviu para que os docentes dessem a conhecer as suas histórias e factos decorridos no concurso que distribui os docentes pelas escolas do País.Nas palavras do dirigente sindical, o que ainda é pior “é o facto de quem está no poder não ter uma palavra de apreço para quem tem uma enorme responsabilidade na formação deste País”. Carlos Costas chega mesmo a dizer que os políticos “apenas se preocupam com a redução do défice” e esquecem “a qualidade de ensino e o bem-estar dos cidadãos”. A reunião que teve lugar na Covilhã serviu também para juntar mais alguns elementos “à lista” de professores que vai participar, no próximo dia 5 de Outubro, numa manifestação nacional em Lisboa.


O anfiteatro 8.1. da UBI acolheu o encontro do SPZC
O anfiteatro 8.1. da UBI acolheu o encontro do SPZC


Data de publicação: 2006-10-03 00:03:44
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior