Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística decorreu na UBI

As melhores probabilidades

Durante quatro dias, a Covilhã tornou-se o centro dos números. A Sociedade Portuguesa de Estatística promoveu a sua reunião anual na cidade serrana e segundo os organizadores do evento, “aqui se fez história”.

> Eduardo Alves

Poucos imaginam que os sinos do Convento de Mafra também podem ser estudados do ponto de vista da Estatística. Um procedimento científico que pode ser feito em diversos aspectos e dar pistas para muitas descobertas.
Um dos pontos que marcou o XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística, que decorreu entre os dias 24 e 30 na Covilhã, foi o facto de se “abrirem novos caminhos”, explica Maria Eugénia Ferrão, docente na Universidade da Beira Interior (UBI), instituição que acolheu o evento, e também membro da comissão organizadora deste congresso.Durante os quatro dias, mais de 200 congressistas assistiram a centena e meia de comunicações que mostraram as potencialidades da estatística. Para quem associa esta área apenas aos números e à matemática, as diversas mesas de Econometria, Aplicações às Ciências da Vida ou Estatística e Sociedade vieram provar o contrário. Diversas palestras mereceram a atenção dos participantes, mas também da Sociedade Portuguesa de Estatística. Carlos Braumann, presidente da SPE foi o primeiro a reconhecer “o grande trabalho realizado pelo grupo de Estatística da UBI”. No entender deste responsável, o congresso realizado na Covilhã vem marcar, de forma muito visível, o estudo da Estatística.
O encontro “terminou da melhor forma”, para Maria Eugénia Ferrão. A responsável pela organização salienta, de entre o número recorde de trabalhos apresentados, a intervenção de Josef Teugels, sobre os carrilhões de Mafra. Um estudo demonstrativo das potencialidades de aplicação da estatística e que “vem fazer, de certa forma, história nesta área”, termina a docente.
Na Covilhã ficou também decidido o local onde se realizará o XV Congresso da SPE. No próximo ano, entre os dias 19 e 21 de Agosto, Lisboa vai tornar-se a capital da Estatística. O 15º congresso fica agora a cargo dos responsáveis do Instituo Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).


O XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística decorreu na UBI
O XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística decorreu na UBI


Data de publicação: 2006-10-03 00:09:06
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior