Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Esta foi uma das mais concorridas Assembleias Gerais de Alunos

Eleições antecipadas na AAUBI

A história voltou a repetir-se na “Casa Azul” e mais uma direcção não cumpre o seu mandato até ao fim. Desta vez, a equipa liderada por Bruno Carneiro sai de forma abrupta com acusações de “benefícios pessoais” e “espírito de comissão de festas” por parte de alguns elementos.

> Eduardo Alves

O anfiteatro da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) há muito que não ficava tão cheio para uma Assembleia-geral de Alunos. As reuniões magnas que traziam até ao seio da academia uma mão cheia de estudantes conheceram agora novo cenário.
Depois de uma reunião conturbada, onde foram trocadas acusações entre os elementos dos corpos directivos da AAUBI, seis elementos da direcção apresentaram a demissão das suas funções. Uma medida que, segundo os estatutos da academia obriga o presidente da mesa da Assembleia-geral a convocar eleições antecipadas. Mais uma vez a história repetiu-se na “Casa Azul” e há um mandato que não chega ao fim. Nuno Costa, presidente da mesa da assembleia convocou já eleições para o próximo dia 31 de Outubro. Este acréscimo de alunos presentes na assembleia-geral deveu-se aos momentos conturbados que atravessa associação. No início do ano lectivo, Bruno Carneiro, eleito para presidente da AAUBI em Janeiro deste ano, apresentou a sua demissão. Numa carta entregue ao presidente da Assembleia-geral da AAUBI, o estudante de Engenharia Civil manifestava-se contra alguns “interesses pessoais” que diz existirem na equipa directiva da academia. Carneiro adianta que depois da AGA de Julho, se viu sem qualquer tipo de possibilidade de gerir a equipa que tinha sido eleita. Todos os assuntos que lhe estavam mais directamente ligados, Pedagogia e Finanças, foram-lhe então retirados. O agora presidente demissionário garante que não apresentou a sua demissão de imediato “porque quis reflectir sobre tudo o que se estava a passar”.
A decisão de abandonar a liderança da “Casa Azul” chegou no início do ano lectivo. Depois de conhecida a demissão do presidente da AAUBI, mais três elementos da lista apresentaram a sua demissão à mesa da Assembleia-geral. Já no decorrer da AGA a mesa recebeu mais duas cartas de demissão e perante os estatutos da “Casa Azul”, a equipa da direcção teria de ser exonerada de funções.
Tal facto levou a que os restantes membros da direcção se mostrassem bastante descontentes. Fernando Jesus, eleito vice-presidente na equipa de Bruno Carneiro, mostrou-se desiludido com a atitude “de um presidente que nunca esteve presente”. Durante esta reunião, que teve contornos inéditos como a participação de Paulo Ferrinho, um sócio de mérito, foram trocadas diversas acusações entre os membros da direcção demissionária. As muitas actividades marcadas para esta época do ano, como o Radicool, a Recepção ao Caloiro e o Fórum Pedagogia, “não estão colocadas em risco”, garante Fernando Jesus. Este elemento passa a liderar uma comissão nomeada pelos três elementos da mesa da Assembleia-geral que vai estar em funções até à tomada de posse da próxima equipa na direcção dos destinos da AAUBI.
Fernando Jesus, que já mostrou disponibilidade para se candidatar ao lugar de presidente da academia, refere que “existem elementos capazes de defender os estudantes, os seus interesses e voltar a dar bom nome à AAUBI”. O antigo vice-presidente vai agora chefiar a comissão que é constituída também pelos alunos João Lourenço, Luís Ferreira, Tiago Carrilho, Marlice Mesquita, Paulo Neves, João Jesus e Eduardo Lourenço, juntamente com os três membros da mesa da Assembleia-geral. O próximo acto eleitoral vai ter lugar no dia 31 de Outubro e os eleitos tomam posse a 13 de Novembro.

> man_of_cova @ zmail . pt em
É uma vergonha!! Onde estão os lideres que outrora marcavam o panorama nacional a nivel do associativismo estudantil português? Será que os estudantes desta academia não sabem que o nível de dirigentes que temos na nossa Associação acaba também por caricaturá-los a eles! e a à nossa Academia! Deixo um apelo a todos nós! Acabem com os socios de mérito! (Não procurem reconhecimento pelo vosso trabalho porque se realmente for bom ele será sobejamente reconhecido por todos!) Acabem com pseudo profissionais que povoam aquela Academia! e limitam a acção dos seus dirigentes! Agarrem acima de tudo na vontade de dar um ano ou até mais por uma causa! Por uma Instituição que outrora já foi grande e que com o tempo se vai tornando tão pequenina e tão insignificante... Enquanto estudante envergonho-me, perdeu-se o respeito, a credibilidade...já não existe o sentido de responsabilidade! Brinca-se com tudo e com todos...será que é esse o espelho da nossa Academia???

> maryoliveira1981 @ gmail . com em 2006-10-11 09:33:43
No meio disto tudo, o que me fez mais confusão foi descobrir que o Paulo Ferrinho é sócio de mérito da AAUBI. Quem me conseguir explicar a razão recebe uma medalha.


Esta foi uma das mais concorridas Assembleias Gerais de Alunos
Esta foi uma das mais concorridas Assembleias Gerais de Alunos


Data de publicação: 2006-10-03 00:09:50
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior