Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O seminário Redes Sociais decorreu dias 28 e 29 de Setembro no pólo IV da Universidade da Beira Interior

Redes sociais em debate na UBI

A luta contra a pobreza e a exclusão social, identificar problemas e soluções foram temas abordados nesta iniciativa conjunta da UBI com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

> Cátia Felício

No seminário “Redes Sociais: experiências, discursos e perspectivas” foram confrontadas experiências e discursos sobre as redes sociais. Exclusão social, redes sociais e experiências no terreno foram alguns dos temas debatidos durante os dias 28 e 29 de Setembro, no Pólo IV da UBI.
Alcides Monteiro, investigador no Centro de Estudos Sociais da UBI (UBI_CES), explica que o evento nasceu de uma parceria com o Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Faz um balanço positivo salientando que “correu muito bem. Tínhamos uma determinada expectativa mas foi superada”.
Promover a reflexão sobre as experiências de implementação das redes sociais em Portugal e o seu papel na luta contra a pobreza e a exclusão social foram alguns dos objectivos atingidos, adianta. “Visámos abrir uma reflexão. Não se tratou de um quadro de recomendações, mas sim de perceber a capacidade que temos hoje de compreender as redes sociais”.
O que foi feito neste seminário? “O cruzamento da reflexão de realidades distintas como da Beira Interior e de Trás-Os-Montes e Alto Douro. E vimos que há traços em comum e aspectos muito importantes para solidificar as redes sociais”. Após abordados os problemas e potencialidades dos concelhos, Alcides Monteiro explica que “cada concelho conseguiu, nas suas especificidades, encontrar problemas e soluções concretas”.
O seminário contou com a participação de um responsável do Plano Nacional de Acção para a Inclusão. Neste evento foi apresentado o plano nacional de acção para a luta contra a pobreza a aplicar no próximo ano e que visa a conciliação entre as redes concelhias.
Alcides Monteiro esclarece ainda que este é um “trabalho de reflexão dentro da academia” e que além de interacção conta ainda com trabalho no terreno. O seminário dividiu-se em três sessões. A primeira foi “A Rede Social na primeira pessoa: experiências no terreno e seus resultados”. Seguiu-se, dia 29, “Exercícios de intervenção, acompanhamento e avaliação: resultados e debates metodológicos” e “Políticas de combate à pobreza e exclusão social e as redes sociais: potencialidades e perspectivas”. O Centro de Estudos Sociais da UBI e o CETRAD pretendem, no futuro, avançar com a publicação das actas do seminário.


O seminário Redes Sociais decorreu dias 28 e 29 de Setembro no pólo IV da Universidade da Beira Interior
O seminário Redes Sociais decorreu dias 28 e 29 de Setembro no pólo IV da Universidade da Beira Interior


Data de publicação: 2006-10-03 00:01:03
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior