Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Há freguesias no concelho da Covilhã que estão sem transportes públicos

Reforço de carreiras no Couto Mineiro decidido para a semana

Uma primeira reunião entre autarquia, juntas e Auto Transportes revelou-se inconclusiva. Para a semana haverá novo encontro para decidir futuro das carreiras no Couto Mineiro. Freguesias têm ficar sem transportes públicos.

> Notícias da Covilhã

Foi inconclusiva a reunião entre a Auto Transportes do Fundão, Câmara da Covilhã e as Juntas de Freguesia do Couto Mineiro, que decorreu na passada quarta-feira, 20, em que se analisou o possível reforço de transportes públicos para aquela zona do concelho da Covilhã. Um encontro que surge depois de, em Agosto, a população de São Jorge da Beira ter barrado nesta localidade a saída dos dois autocarros da empresa, em protesto contra a suspensão de duas carreiras para o Fundão.
Segundo Fausto Baptista, presidente da Junta de Freguesia de São Jorge da Beira, o encontro terá corrido bem, mas que “não foi conclusivo”. Daí que, na próxima semana, haverá novo encontro para decidir o futuro dos transportes públicos nesta zona do concelho da Covilhã.
Recorde-se que de três serviços diários, seis viagens, a empresa comunicou à Junta de freguesia que a partir de dia 7 de Agosto ia reduzir o serviço a duas viagens por dia, com saída da localidade às 6h35 e regresso às 19h40. Uma decisão que motivou cerca de 200 pessoas a concentrarem-se no local, indignadas com a notícia de que para irem ao Fundão ou Silvares teriam apenas um autocarro de manhã e outro ao final da tarde para o regresso, com os transtornos inerentes. Apesar de a Auto Transportes não ter dado explicações à comunicação social, esta decisão, ao que tudo indica, prendia-se com a falta de rentabilidade das carreiras para o Couto Mineiro.
Presentes na reunião da última semana estiveram os presidentes de Junta de Aldeia de São Francisco de Assis e de Cortes do Meio, que também revelaram o seu desagrado pela formo como a empresa está a gerir as carreiras para aquelas localidades. Segundo José Luís Campos, autarca de Aldeia de São Francisco de Assis, “tem que haver uma melhoria de transportes para o concelho da Covilhã”. Já Paulo Rodrigues, autarca das Cortes, critica a falta de concorrência à empresa, que “detém o monopólio” dos transportes públicos no concelho e que assim gere horários a seu belo prazer. O autarca salienta que também a sua freguesia se arrisca a ficar sem duas carreiras. “Fiquei com essa sensação” salienta.


Há freguesias no concelho da Covilhã que estão sem transportes públicos
Há freguesias no concelho da Covilhã que estão sem transportes públicos


Data de publicação: 2006-10-03 00:04:22
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior