Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Isabel Gouveia defendou a tese na Reitoria da Universidade da Beira Interior

Inovar no processo de carbonização da lã

Tese de doutoramento na área de Engenharia Têxtil aborda a aplicação de enzimas no processo de carbonização de lã. Isabel Gouveia diz que este processo pode ser mais ecológico e económico

> Cátia Felício

"Aplicação de enzimas em processo de carbonização de lã” é o nome da tese de doutoramento defendida por Isabel Gouveia na Sexta-feira, dia 29, na reitoria da Universidade da Beira Interior. Com o tratamento enzimático, pretende-se criar um processo de carbonização da lã menos poluente para o ambiente. A aplicação industrial é um dos objectivos desta tese, diz Isabel Gouveia. “Quis procurar um processo de carbonização da lã que fosse inovador e tecnologicamente mais ecológico e ao mesmo tempo menos poluente. Para o efeito usou-se enzimas específicas para um material vegetal”.
Durante a defesa da tese, explicou ainda o processo dos extractos enzimáticos e a optimização de utilização industrial. “A optimização do processo foi feita através de métodos estatísticos, recorrendo a um desenho experimental do tipo CCD (Central Composite Design)”.
Após todos os estudos efectuados, verificou-se que “a degradação, ou seja a eliminação do material vegetal que acompanha a lã foi melhorada”, diz Isabel Gouveia.
Foram arguentes da tese os professores catedráticos Luís de Almeida e Helena Gil, da Universidade do Minho e de Coimbra, respectivamente. A tese foi aprovada por um júri constituído por oito elementos.
Isabel Gouveia demorou "entre três anos e meio a quatro" a investigar e a trabalhar nesta tese. No futuro, pretende dar continuidade a este trabalho, nomeadamente usando este método na aplicação industrial.

 


Isabel Gouveia defendou a tese na Reitoria da Universidade da Beira Interior
Isabel Gouveia defendou a tese na Reitoria da Universidade da Beira Interior


Data de publicação: 2006-10-03 00:00:11
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior