Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A iniciativa tem lugar no anfiteatro Videira Pires, no pólo IV da UBI

Desenvolvimento Sustentável em debate

O anfiteatro Padre Videira Pires, no pólo IV da UBI vai acolher, no próximo dia 12 de Outubro, um colóquio subordinado ao tema “Desenvolvimento Sustentável”. A iniciativa é organizada pelo Departamento de Sociologia e pelo UBI_CES (Centro de Estudos Sociais da UBI).

> Eduardo Alves

Falar sobre o desenvolvimento e as melhores formas de realização deste é um dos objectivos do colóquio do próximo dia 12 de Outubro. Um evento organizado pelo Departamento de Sociologia, em parceria com o UBI_CES, e que tem início marcado para as 14 horas.
Esta iniciativa começa com a passagem e comentário do filme “Utopia do Padre Himalaya”, de Jorge António (baseado no livro Conspiração Solar do Pe. Himalaya. Esboço biográfico de um ecologista português 1868-1933, de Jacinto Rodrigues). Segue-se, pelas 16 horas, uma conferência intitulada “Desenvolvimento ou Decrescimento Sustentável?”, por Jacinto Rodrigues, professor catedrático da Universidade do Porto.
Segundo este investigador, “o desenvolvimento deve ser ecologicamente sustentado”. Um tema que será abordado na sua deslocação à Covilhã e que conta já com um estudo publicado sob o título “Sociedade e Território. Desenvolvimento Ecológico Sustentado”. Jacinto Rodrigues tem formação de base na área da Filosofia e é, actualmente, professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Professor, artista e humanista, publicou recentemente o livro “A Conspiração Solar do Padre Himalaya”, uma biografia da vida e obra de um dos mais visionários cientistas portugueses.


A iniciativa tem lugar no anfiteatro Videira Pires, no pólo IV da UBI
A iniciativa tem lugar no anfiteatro Videira Pires, no pólo IV da UBI


Data de publicação: 2006-09-26 00:00:07
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior