Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Haverá uma nova estrada na Serra da Estrela

Nova estrada descongestiona trânsito no Maciço Central

Até final do mês, a nova via deverá estar pronta, beneficiando assim a ligação entre a Portela do Aarão e a Lagoa Comprida

> Notícias da Covilhã

A requalificação da Estrada Nacional (EN) 338, que liga a Portela do Aarão, na zona de Loriga, à Lagoa Comprida, no Maciço Central da Serra da Estrela, está praticamente concluída. A colocação do pavimento está na fase final e prevê-se que a via deverá estar pronta até ao final deste mês.
Da responsabilidade das Estradas de Portugal (EP), o projecto foi co-financiado pela União Europeia através do programa FEDER em 50 por cento. O valor da obra é de 4.512.257 euros e insere-se na rubrica “Acessibilidades na Serra da Estrela”, do Programa Operacional Regional do Centro. O primeiro projecto apresentado, em 1998, sofreu algumas alterações com o objectivo de reduzir ao máximo os impactes negativos no meio ambiente.
A nova via, que é também conhecida por estrada de São Bento, vai permitir melhores acessos ao Maciço Central da Serra da Estrela proporcionando uma melhor e rápida evacuação na altura de fortes quedas de neve. A estrada Seia-Torre vai passar a ser interrompida no cruzamento da Estrada de São bento, onde vai ser construída uma zona de viragem.
A via localiza-se em pleno Parque Natural da Serra da Estrela onde foi aproveitado um caminho pré-existente mas com algumas beneficiações com vista a melhorar as condições de circulação. A intervenção consiste no alargamento do caminho já existente, como na execução da drenagem complementar, na pavimentação da faixa de rodagem, que tem 6,5 metros, na pavimentação das bermas e valetas com dois metros de largura e ainda nas obras acessórias indispensáveis. Foram construídas gares de paragem, dois parques de merendas com estacionamento e um miradouro para zonas de lazer. Ao longo da estrada estão a ser colocadas guardas de segurança em betão armado, com módulos de duas e três travessas, para segurança rodoviária. Ainda está prevista a instalação de um placard electrónico para informação altimétrica, que informa as pessoas da altitude a que circulam.
A estrada tem início na Portela do Aarão, numa altitude de 960 metros, e termina na EN339, depois da Lagoa Comprida, a 1660 metros de altitude. A via vai conter balizadores para ajudar os limpa-neves em dias de forte temporal, vai beneficiar de sinais luminosos, para a circulação em dias de nevoeiro, e sinais de limite de velocidade. Esta estrada constitui uma alternativa à Estrada da Serra e estende-se por cerca de 10 quilómetros que dá acesso directo ao Maciço Central da Serra.

> tpais @ itqb . unl . pt em 2006-09-28 10:59:35
Gastam-se 4,5 milhoes de Euros para resolver o problema de transito que acontece 3 a 4 vezes por ano!! Se ao menos se gastasse nem que fosse metade em acções de conservação, divulgação ou recuperação do Parque Natural .... Tpais


Haverá uma nova estrada na Serra da Estrela
Haverá uma nova estrada na Serra da Estrela


Data de publicação: 2006-09-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior