Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Corte de electricidade causa prejuízos em empresas do concelho

No Parque Industrial do Tortosendo várias firmas foram afectadas na passada quinta-feira, 7, com produto danificado, paragem das linhas de produção e atrasos nas entregas

> Notícias da Covilhã

Falhas de energia, segundo a EDP provocadas por uma “avaria num dos cabos de chegada da sub-estação do Tortosendo, que afectou um dos transformadores”, deixou parte do concelho da Covilhã sem energia durante a madrugada e manhã da última quinta-feira, 7, e causaram prejuízos a alguns utentes, nomeadamente em empresas do Parque Industrial do Tortosendo, que estiveram paralisadas e ficaram com alguns produtos estragados.
A Frulact, unidade de transformação de fruta para a indústria alimentar, com fábricas no Tortosendo e no Ferro, viu-se obrigada a parar a produção e a ter inactivos 120 funcionários. Para além disso, João Miranda, responsável pelas duas estruturas, sublinha que houve produto que se deteriorou. E sublinha que os “prejuízos são avultados”, embora ainda não estivessem quantificados.
Este responsável lembra que trabalham com produtos perecíveis e um período de vida curto, salienta que o corte de energia vai originar atrasos nas entregas e estranha que uma zona industrial com a dimensão da do Tortosendo tenha ficado tantas horas sem energia.
Segundo fonte do Gabinete de Imagem da EDP Distribuição a avaria deu-se às 4h21 da madrugada e poucos minutos depois muitos consumidores já tinham o problema resolvido, já que se passou a usar a sub-estação de São Jorge da Beira como fonte de energia alternativa. Perto das 7h a maioria dos casos já estavam resolvidos, como no centro da cidade. “Os últimos, no Bairro da Alâmpada, tiveram o problema resolvido pelas 10h30”, garante a EDP.
Mas os empresários do Parque Industrial do Tortosendo dizem que também a esta hora ainda estavam sem electricidade e que só perto das 11h a energia voltou. Outros falam em novas falhas ao longo da tarde e dizem que só a meio da tarde a situação ficou normalizada, com um dia de trabalho perdido.






Data de publicação: 2006-09-19 00:00:08
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior