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Formação Contínua em Matemática

Enviado por: comunicacao.eseg@gmail.com
Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo ESEG quer repetir sucesso A Escola Superior de Educação da Guarda é já uma veterana em matéria de formação de professores e de agentes educativos. No ano lectivo anterior iniciou mais um Programa de Formação Contínua, desta feita em Matemática, para Professores do 1º Ciclo, que foi um autêntico sucesso. Pronta para continuar a aperfeiçoar currículos, a ESEG vai repetir a Formação e já abriu inscrições. O “resultado de excelência” alcançado na primeira edição do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo, realizada no passado ano lectivo pela Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG), faz com que, esta Escola, dê continuidade à formação no presente ano lectivo, 2006/07. Financiado pelo Prodep III e com o chancela dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação, o Programa de Formação Contínua em Matemática vai decorrer, na ESEG, pelo segundo ano consecutivo e destina-se, exclusivamente, aos professores do 1º Ciclo que queiram continuar a valorizar o seu currículo. Entre outros aspectos a ideia é, também, promover o trabalho em rede entre escolas e agrupamentos, aprofundar o conhecimento matemático tendo em conta as novas orientações curriculares neste domínio, favorecer o desenvolvimento curricular na disciplina e estimular uma atitude positiva e de auto-confiança por parte dos professores perante o ensino da Matemática. Nesta altura, já decorrem, na ESEG, até ao final do mês de Setembro, as inscrições para a segunda edição do Programa. A repetir-se o êxito do ano passado, são esperadas várias dezenas de formandos. Em 2005/06 frequentaram a acção de formação 187 professores do 1º Ciclo, distribuídos por 19 turmas acompanhadas por seis formadoras. Terminaram, com sucesso, 180 formandos aos quais foram atribuídos Diplomas de Frequência e Aproveitamento. A estes números não fica alheio o esforço desenvolvido pelos Agrupamentos no sentido de mobilizar os professores para a referida formação, cuja continuidade já está assegurada pela ESEG. A única diferença, este ano, é que os professores que frequentaram a edição anterior podem continuar a formação, tendo um total de 38 horas de sessões conjuntas mais 15 horas de sessões de acompanhamento. Os formandos que agora iniciem serão abrangidos por 45 horas de sessões conjuntas e mais 10 horas de sessões de acompanhamento. Formação deve ser “oportuna e útil” Com uma longa tradição na formação de professores e agentes educativos, a ESEG continua a engrossar o número de formandos que frequentam acções no seu Centro de Formação Contínua, sendo que as largas centenas de formandos que já por lá passaram são o reflexo do pioneirismo, competência, rigor, conhecimento e inovação que caracteriza a equipa formadora da ESEG. A direcção da ESEG considera que “a resposta cabal às exigências actuais depende de uma formação oportuna e útil” tornando-se “indispensável o investimento nas áreas prioritárias de formação definidas pelo Ministério da Educação”. “A formação exige uma acção permanente, com novos processos pedagógicos, novas técnicas e novas finalidades”, realça a direcção daquela Escola, dirigida por Joaquim Brigas. O timoneiro da Superior de Educação defende que “as áreas de formação deverão traçar novos caminhos, abrir novos horizontes”. Assim sendo, determina Joaquim Brigas, “a formação dá uma nova forma ao modo de ser e de existir dos professores e dos alunos com reflexos na sociedade em que vivemos e desejamos melhor”. Por todas estas razões a ESEG não só vai dar continuidade à Formação Contínua em Matemática, como, a breve prazo, apresentará novos programas de formação para docentes em áreas como Ensino Experimental das Ciências, Ensino do Português, Bibliotecas Escolares, Desenvolvimento das Novas Áreas Curriculares e Tecnologias de Informação e Comunicação.


Data de publicação: 2006-09-14 14:09:30
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