Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Disciplina no Ensino

> António Fidalgo

A indisciplina tomou conta de muitas escolas e é justamente um dos temas da comunicação social no início do novo ano lectivo. É um problema grave, não só do ponto de vista de uma política de ensino, mas também de um ponto de vista social. Os alunos de estratos sociais mais altos tenderão a frequentar as escolas onde esses problemas não se colocam, nomeadamente colégios particulares. As crianças de estratos sociais mais baixos, sobretudo nas periferias dos grandes centros, ver-se-ão compelidas a frequentar escolas públicas onde a indisciplina e mesmo violência são o pão nosso de cada dia. É um problema muito grave. O fosso social abrir-se-á ainda mais, com os ricos frequentando um ensino de primeira qualidade e os pobres remetidos para escolas de violência.

A educação deveria ser, e é por princípio, um meio de igualização cultural e social. É pela educação que filhos de gente pobre singram na vida e sobem na escala social, e é muitas vezes pela falta de formação académica que filhos de gente rica descem nessa mesma escala. Esse meio de equilíbrio social, porém, funciona se a escola for um local de disciplina, onde se trabalha, se estuda, ensina e aprende. A disciplina é uma condição fundamental para o bom funcionamento da escola, para que haja um clima propício ao estudo. Em si a disciplina pode valer de pouco, mas como meio, como virtude segunda, é de crucial importância para a prossecução de fins bons em si mesmos, como a liberdade e a igualdade de oportunidades.

A disciplina é um valor que necessariamente tem de ser cultivado nas escolas. Ignorar isso, desculpar por razões psicológicas e sociais a indisciplina, é condenar o ensino ao fracasso.


Data de publicação: 2006-09-12 16:07:29
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior