Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Pedro Venâncio desenvolveu um site a pensar no turismo

Aluno da UBI no concurso Inovação BES

Foi a pensar na facilidade de marcar férias, promover regiões e divulgar destinos turísticos que Pedro Venâncio desenvolveu um site com o qual concorreu ao prémio Inovação BES. O estudante de Engenharia Informática da UBI espera agora obter o primeiro lugar da tabela classificativa.

> Eduardo Alves

Natural da cidade de Peniche, desde cedo que Pedro Venâncio, aluno do terceiro ano de Engenharia Informática da UBI, olhou para as oportunidades de negócio na área do turismo. Recorre à sua terra natal para exemplificar que “quando as coisas estão bem planeadas”, os resultados são melhores e o número de turistas também aumenta. O jovem estudante da UBI decidiu empregar os conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura em Engenharia Informática, e o tempo livre das férias de Verão, para criar “uma plataforma de informação e conteúdos na área do turismo”. Foi com este site que Pedro Venâncio concorreu ao prémio Inovação BES. Um concurso que se realiza pelo segundo ano consecutivo e que tem como objectivo principal “promover a inovação e o conhecimento, nomeadamente na sua dimensão de aplicação à actividade empresarial”, segundo a apresentação desta prova. Pedro Venâncio contactou algumas entidades ligadas ao turismo, em Portugal, navegou pelas diversas páginas da Internet construídas a pensar nesta área de negócio e constatou que não existe nenhum portal como este, "onde o turista possa escolher uma localidade portuguesa e marcar as férias de uma maneira simples e eficaz”, garante o jovem.
Este site apresenta assim uma solução inovadora, na medida em que “no mesmo local pode reservar-se o alojamento, restaurante, alugar uma viatura e construir uma rota personalizada sobre o que se quer visitar”, explica o autor da ideia. Um portal que apresenta diversas soluções integradas e que poderá servir de base a todos os “muitos gabinetes de turismo e sites locais” que falam das diferentes localidades portuguesas. O jovem aluno da UBI espera conseguir o melhor lugar entre os cerca de 95 projectos já entregues ao Banco Espírito Santo, que patrocina este desafio. A vontade de vencer de Pedro Venâncio é semelhante “às capacidades desta nova ferramenta”, confessa o autor. Contudo, um resultado menos bom também não abala a opinião do estudante natural de Peniche, uma vez que “este projecto está pronto para ser implementado”. Segundo Pedro Venâncio, o site poderia servir de apoio às autarquias e demais entidades ligadas ao turismo e a sua rentabilização “está assegurada”. Uma vez que as empresas de serviços presentes neste sítio da Internet teriam de pagar uma taxa. Ainda sem uma data confirmada, Pedro Venâncio espera que no final do ano os resultados deste Inovação BES sejam conhecidos.


Pedro Venâncio desenvolveu um site a pensar no turismo
Pedro Venâncio desenvolveu um site a pensar no turismo


Data de publicação: 2006-09-12 00:00:15
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior