Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Sortelha é uma das aldeias hisóricas mais bem preservadas

Regresso ao passado

> Célia Martinho

A vila de Almeida é sede de concelho, fica situada na Beira Interior Norte, numa zona planáltica, chamada Planalto das Mesas. Tem limites com Espanha a Leste, e com os municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Sabugal, Pinhel e Guarda.
A população residente é de 1491 indivíduos. As actividades económicas que se praticam passam pela agricultura, pecuária, hotelaria e comércio.
Constituído por 29 freguesias, possui uma grande riqueza histórica e patrimonial consolidada na existência de três centros históricos: as aldeias medievais de Castelo de Mendo e Castelo Bom e o núcleo histórico da vila de Almeida, delimitado pela sua fortaleza militar.
Em Almeida pode-se visitar as Muralhas da Praça, que foram fortaleza durante centenas de anos. A planta tem a forma de hexágono quase regular com seis baluartes e seis revelins, correspondentes às cortinas entre os baluartes. No interior da praça encontram-se armazéns de pólvora e de munições, quartéis e igreja, que estão intactos. Do castelo medieval, pouco resta, foi arrasado por uma explosão em 1810 pelas tropas francesas.
As portas de Santo António e de São Francisco são os únicos acessos ao interior da Praça de Almeida. A de São Francisco é aberta em túnel de abóbada, é considerada uma das mais belas do país. A Porta de santo António trata-se de um caso único, salienta-se a guarita quadrangular coberta por pirâmide junto da saída do interior desta porta.
A Igreja Matriz, antiga capela do convento das Freiras Clarissas, foi edificada no século XVI e reconstruída nos séculos XVII e XIX. É um templo de cariz maneirista e neoclássico.
Possuindo uma planta longitudinal formada pela nave e capela-mor, a Igreja da Misericórdia datada do século XVII, contém um portal de bastante interesse arquitectónico, é ladeado superiormente por dois púlpitos exteriores. A aldeia de Castelo de Mendo é uma freguesia de Almeida, protegida pelas muralhas, teve grande importância na época medieval. Actualmente o quotidiano é essencialmente rural. Tem 134 residentes e as actividades económicas que se praticam são a agricultura e pecuária.
O castelo é um dos vários pontos turísticos desta aldeia, a edificação da fortaleza remonta possivelmente ao século XII, no reinado de D. Sancho I.
A porta da vila, virada a Norte é uma das portas da segunda cintura muralhada. É constituída por arco quebrado e coberta com abóbada de berço, sendo flanqueada por duas imponentes torres de planta quebrada, que possuem duas estátuas de animais, sem cabeça que se designam por Berrões, da época castreja.
Templo de feição românica, a Igreja de Santa Maria do Castelo, edificado no século XIII, é um dos mais antigos de todo o distrito. Actualmente encontra-se em ruínas, mas apresenta ainda um belo pórtico em arco de volta perfeita.
A Igreja da Misericórdia ou de São Vicente é um edifício de estilo maneirista que remonta ao século XVII. No interior destaca-se o tecto em madeira sobre o corpo da Igreja, bem como o da capela-mor, policromado, provavelmente oitocentista, que constitui um excelente exemplar da arte espano-árabe.
Sortelha localiza-se na Beira Alta, na zona raiana e pertence ao concelho de Sabugal.
Situada a setecentos e setenta e três metros de altitude, a Sudoeste da Serra de S. Cornélio, assenta sobre terrenos graníticos. Esta aldeia é essencialmente medieval, conta com 579 residentes. Devido a pesquisas arqueológicas realizadas durante os trabalhos no âmbito do programa das aldeias históricas, foram descobertas inúmeras sepulturas antropomórficas localizadas, sobretudo, em volta da Igreja Matriz.
A construção das muralhas da povoação é por tradição historiográfica, atribuída de D, Sancho I. Estas erguem-se em forma circular, fazendo corpo com enormes penedos.
O castelo, classificado como monumento nacional, foi renovado nos reinados de D. Sancho II, D. Dinis, D. Fernando e de D. Manuel. Sobre a entrada principal encontra-se a varanda de Pilatos que servia para proteger a porta das investidas dos inimigos. No interior destaca-se um rochedo que funciona como base de torre de menagem.
O Pelourinho datado do século XVI é composto por seis degraus poligonais e coluna poligonal com capitel simples. Está classificado como imóvel de interesse público.
As capelas de São Sebastião e de São Tiago, são constituídas por nave única, o seu relevo é pórtico em arco de volta perfeita.
Datada do século XVI, a Igreja Matriz apresenta coro-alto de madeira, dois altares laterais ornamentados com talha dourada e altar-mor com características maneiristas.
O Solar de Nossa Senhora da Conceição, datado do século XV, apresenta um brasão colocado no cunhal e no salão nobre. De salientar é a capela privativa, onde se encontra um retábulo de talha dourada do século XVIII. Outras casas de destaque são as de Santo António, com capela, a casa de São Gens e a casa com janelas manuelinas.


Sortelha é uma das aldeias hisóricas mais bem preservadas
Sortelha é uma das aldeias hisóricas mais bem preservadas


Data de publicação: 2006-09-12 00:00:44
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior