Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Grande parte dos azulejos vão agora ser recuperados

Igreja de São Vicente com azulejos restaurados

O restauro dos azulejos da igreja de S. Vicente, na Guarda, datados do século XVIII e a necessitar de uma intervenção urgente, poderá ser suportado por uma fundação nacional, disse à Agência Lusa fonte ligada ao processo.

> Notícias da Covilhã

A paróquia de São Vicente, no centro histórico da Guarda, não pode suportar a intervenção nos 18 painéis de azulejos, avaliada em 118 mil euros, pelo que o PolisGuarda, um programa de requalificação urbana, atendendo à urgência na execução dos trabalhos, apresentou a candidatura a uma fundação, cujo nome não foi revelado.
Segundo António Saraiva, director executivo do PolisGuarda, houve um primeiro contacto com a fundação, que consistiu na elaboração de um processo base "com a proposta e historial dos painéis".
"Posteriormente, fomos contactados pela fundação, dizendo que poderia ser um trabalho por si apoiado, dado que tinha intervindo noutros locais, neste tipo de património", sendo pedidos mais elementos sobre o projecto.
"A candidatura seguiu no mês de Maio, após a recolha de todos os elementos solicitados e aguardamos agora a resposta por parte dessa fundação de renome nacional", acrescentou o responsável.
A intervenção prevê o restauro dos mais de oito mil azulejos e a reprodução daqueles que já não existem.
Os 18 painéis, da autoria do artista conimbricense Sousa Carvalho, estão colocados no interior da igreja e representam cenas da vida de Nossa Senhora e da Paixão de Cristo.
Se a candidatura for aprovada, a metodologia a seguir na intervenção prevê que os azulejos sejam todos retirados do lugar original e tratados em estaleiro, sendo posteriormente afixados com recurso "a massas específicas para o efeito", para evitar desprendimentos.
Estão também contemplados outros trabalhos de valorização do interior da igreja de S. Vicente, datada do século XVIII, nomeadamente a instalação de iluminação que não danifique os painéis de azulejos, a elaboração de uma brochura promocional, a reabilitação de pavimentos, tectos e paredes e a instalação de um sistema de climatização, térmico e acústico.
Se a candidatura for bem sucedida, as obras de restauro levarão cerca de um ano a realizar, "desde o levantamento à sua nova aplicação", referiu o director executivo do PolisGuarda.
O restauro dos azulejos do templo religioso é desde há muito defendida pela paróquia de S. Vicente, pois, de acordo com o padre Abel António Albino, "os azulejos estão a registar uma degradação galopante e podem correr o risco de se perder". A igreja de S. Vicente, localizada no centro histórico da Guarda, está classificada como Imóvel de Interesse Público.


Grande parte dos azulejos vão agora ser recuperados
Grande parte dos azulejos vão agora ser recuperados


Data de publicação: 2006-09-12 00:00:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior