Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Centro Hospitalar da Cova da Beira tem nota positiva neste inquérito.

Utentes satisfeitos com Centro Hospitalar Cova da Beira

O grau de satisfação dos utentes do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) é elevado. Entre 31 hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais), o CHCB é o 14º que mais agrada a quem está internado, superando mesmo a média de satisfação atingida pelos hospitais EPE. A qualidade das instalações, enfermeiros, exames e tratamentos são enaltecidas.

> Notícias da Covilhã

“Estou satisfeito”. Deverá ter sido esta a resposta mais comum dos utentes do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) às entrevistas feitas para se avaliar a qualidade apercebida e satisfação do utente no hospital. Este estudo, relativo a 2005, foi feito em todos os hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais) do País (são 31), pelo Instituto Português da Qualidade , Associação Portuguesa para a Qualidade e Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, e tem como objectivo que o próprio hospital se possa aperceber dos seus erros, de modo a corrigi-los.
De entre os 31 hospitais EPE, o Centro Hospitalar Cova da Beira foi o 14º neste ranking de satisfação dos utentes, em internamento, com 82 por cento, superando mesmo a média geral do total dos hospitais, que atingiu apenas os 81,7. A unidade com melhor classificação foi o Hospital de Santa Cruz, com 90,7.
Segundo quem esteve, em 2005, internado do CHCB, em termos de imagem, o hospital fica um pouco abaixo da média dos hospitais EPE (80,6 contra 81,5), tem um melhor processo de admissão que a maioria das unidades nacionais (83,3 por cento contra 82,4), melhores instalações (86,8 contra 80,2), melhores enfermeiros (90,3 contra 87,7), melhor pessoal auxiliar (85,1 contra 83,7), melhores exames e tratamentos médicos (85,7 contra 84,3) e melhor processo de alta. Relativamente aos outros hospitais, pior, só mesmo as visitas e a alimentação. Os médicos estão praticamente no mesmo patamar que em outros hospitais EPE.
Os utentes inquiridos eram, na sua maioria (60,2 por cento), do sexo feminino, com o primeiro ciclo de escolaridade e, na maioria, com idades entre os 60 e 75 anos, ou seja, muitos deles já reformados, embora grande parte dos inquiridos estivessem empregados (38,5 por cento). Destes, 62 por cento habitavam no concelho da Covilhã.
O relatório aconselha os hospitais EPE a melhorarem, sobretudo, em dois aspectos: nas reclamações e na alimentação.
Relativamente a outro relatório feito em 2003, o CHCB melhora na avaliação feita à qualidade das instalações e na qualidade global do desempenho dos médicos e dos enfermeiros.


O Centro Hospitalar da Cova da Beira tem nota positiva neste inquérito.
O Centro Hospitalar da Cova da Beira tem nota positiva neste inquérito.


Data de publicação: 2006-09-05 00:00:54
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior