Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A direcção do centro acusa a Câmara da Covilhã de não apoiar a instituição

Centro de Noite de Cortes critica falta de apoio

Indignada, a direcção do Centro acusa a Câmara de usar o vereador Serra dos Reis, simultaneamente presidente da instituição, como “bode expiatório” para não dar apoios. Ou seja, acusa, a autarquia mistura “alhos com bogalhos”

> Notícias da Covilhã

A Câmara da Covilhã não vai apoiar o financiamento das obras de construção do Centro de Noite de Cortes. A decisão foi comunicada ao Centro de Apoio a Crianças e Idosos de Cortes (CACIC), entidade promotora do projecto, no dia 23 de Agosto através de um ofício da autarquia assinado pelo vereador Luís Barreiros, que provocou a “indignação” da Direcção.
Num registo irónico, o ofício procedente do Gabinete do Vereador informa o Centro de que a autarquia “não tem possibilidade” de apoiar a obra devido a “dificuldades financeiras existentes, que como tem afirmado o senhor vereador Serra dos Reis, presidente desse Centro, tem ‘uma situação periclitante’ de ‘endividamento’.”
Resta, continua o ofício da Câmara, “proceder às economias necessárias para ultrapassar tal ‘situação’ e retirar assim as consequências óbvias de afirmações públicas (…) que não deixarão de encontrar apoio neste contexto dado que se trata de medidas consequentes com declarações de alarmismo público, quanto à hipotética situação financeira do município”. O documento termina no mesmo tom em que havia começado, assegurando que, “o futuro dirá se um consenso sobre a verdadeira realidade permitirá diversa perspectiva sobre o pedido ora em apreço”.
A Direcção do CACIC já reagiu ao ofício camarário através de um comunicado às redacções, onde lamenta a posição assumida pela Câmara. No documento, os responsáveis da instituição cortense lembram que a autarquia nunca apoiou qualquer projecto do Centro desde a sua fundação em 1993, e que usa a figura do vereador José Serra dos Reis como “bode expiatório” por fazer “declarações que não agradam ao senhor presidente de Câmara”. A Direcção diz lamentar, ainda, “que a autarquia misture ‘alhos com bugalhos’ e queira envolver a instituição em polémicas políticas” retaliando “contra a Direcção do Centro, seus utentes e associados” por declarações de Serra dos Reis enquanto vereador.
Apesar da recusa da Câmara em comparticipar as obras – a verba solicitada era de cerca de 123 mil euros – a Direcção do CACIC assegura que “o Centro de Noite de Cortes vai ser uma realidade dentro de um ano”.


A direcção do centro acusa a Câmara da Covilhã de não apoiar a instituição
A direcção do centro acusa a Câmara da Covilhã de não apoiar a instituição


Data de publicação: 2006-09-05 00:00:31
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior