Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Castelo Novo é uma das doze aldeias históricas de Portugal

Aldeias históricas de Portugal

Em Portugal existem definidas pelo Estado, doze Aldeias Históricas. Todas elas estão envolvidas num programa de recuperação, que lembra uma riqueza da arquitectura medieval.

> Célia Martinho

A Covilhã situa-se no centro de uma área que inclui nove, das doze Aldeias Históricas de Portugal. As distâncias variam entre os 25 e os cem quilómetros, estando localizadas a Norte, Almeida, Linhares, Marialva, Castelo Rodrigo, Castelo Mendo, Trancoso e Belmonte e a Sul, Castelo Novo, Monsanto e Idanha-a-Velha, a última deste grupo, Sortelha, situa-se a Leste da cidade dos lanifíciose a fechar o grupo há ainda o Piodão.
Monsanto é uma das 17 freguesias do concelho de Idanha-a-Nova. Conhecida como a aldeia mais portuguesa de Portugal, encontra-se situada a Nordeste da sua sede de concelho, o seu ponto mais elevado atinge os 758 metros.
Devido à desertificação que se acentuou nos anos 70 do século passado, Monsanto conta apenas com 1178 habitantes, sendo a maior parte deles uma população envelhecida. A actividade principal é a agricultura de subsistência, existindo também alguma actividade comercial, resultante da tradição turística, cada vez mais consolidada. Esta localidade encontram-se restaurantes, pequenas lojas de artesanato e comércio. No que concerne ao alojamento turístico existe uma pousada e uma casa de turismo de habitação. O mimetismo entre a acção humana e os acidentes geográficos deu origem a utilizações de grutas e penedos convertidos em peças de construção. Monsanto, enquanto património histórico, tem como atracção turística as várias capelas dos séculos XIII e XVI, a Igreja da Misericórdia com fachada do século XVIII, a Torre do Peão, Torre de Lucano, construída no século XIV, Solar do Marquês de Graciosa do século XVII, o Solar dos Priores de Monsanto do século XVI, a casa de Fernando Namora e o Castelo que chama a atenção pela sua arquitectura militar com três recintos amuralhados, é também de salientar a magnífica paisagem que daí se pode avistar.
Idanha-a-Velha é outra das aldeias históricas situada no concelho de Idanha-a-Nova fazendo fronteira com Alcafozes, Monsanto e Medelim. Esta localidade conta com 78 habitantes. No que diz respeito aos sectores económicos, o sector primário destaca-se com 92 por cento, seguido do sector terciário com seis por cento e por último o sector secundário que serve de fonte de rendimento a apenas dois por cento da população.
Toda a freguesia está classificada como aldeia histórica, mas toda a área envolvente à aldeia apresenta-se como uma curiosidade a visitar. Nesta localidade, destaque para a Sé Catedral, os Museus: Lagar de Varas e o Arquivo Epigráfico. Outros monumentos que merecem visita são: a Muralha Romana, a Ponte Romana, a Porta Norte, o Pelourinho, a Igreja Matriz e as três Capelas, a do Espírito Santo, a de São Damasco e a de São Sebastião.
Castelo Novo situa-se na meia encosta Leste da Serra da Gardunha, a cerca de 700 metros de altitude. Esta é a mais conhecida aldeia do concelho do Fundão e conta com cerca de 300 habitantes, destacando-se nos seus sectores de actividade o primário, que ocupa 70 por cento da população, o sector secundário com dez por cento e o sector terciário com 20.
Como património histórico, Castelo Novo conta com um castelo do século XIII, tendo este sido reconstruído no século XVI. Um dos castelos da raia de influência gótica. A Torre de Menagem ou torre Sineira, encontra-se junto a este castelo, a Casa da Câmara ou Antigos Paços de Concelho, localiza-se na praça dos Paços do Concelho e possui um estilo romântico e uma planta longitudinal. O Chafariz da Praça ou das Três Bicas, está situado na praça dos Paços do Concelho, a sua construção data do século XVIII. O Pelourinho, localizado na praça frente aos dos Paços de Concelho, corresponde a um pelourinho manuelino de pinha piramidal, tipo heráldico, decorado com meias esferas e motivos vegetalistas estilizados, ainda com os ferros de sujeição. O Chafariz da Bica, encontra-se no Largo da Bica, data o século XVIII, e a sua arquitectura é Barroca. O Chafariz Fundeiro, fica situado à entrada da povoação, foi oferta de D. Dinis no século XIV, apresenta uma planta rectangular.
Em todas as aldeias que compõem este grupo, os monumentos religiosos estão em grande destaque. No caso de Castelo Novo, merecem visita demorada a Igreja Matriz, erguida em 1732 e dedicada a Nossa Senhora da Graça que está localizada no Largo do Adro e a Igreja da Misericórdia, que fica situada no Terreiro da Misericórdia e que remonta ao século XVII e apresenta influência maneirista. Destacam-se também três Capelas: Capela de Santo António, Santa Ana e São Brás, dos séculos XVI e XVII. Por último, esta aldeia oferece ainda dois lugares de destaque. A Azenha da Lagariça, situada no lugar da Lagariça e construída possivelmente no século VII – VIII de arquitectura Civil Agrícola. E a Forca, que se situa num local chamado Cabeço da Forca, e é visível de todos os pontos da aldeia, aspecto importante numa época em que a população possuía poder judicial.

> geraldes81 @ yahoo . com . br em 2006-09-20 20:03:07
Parabéns pelo texto, de facto é curioso todas as aldeias históricas existirem somente na Beira. Um senão: a foto de Castelo Novo está desactualizada, terá seguramente mais de cinco anos... Obrigado


Castelo Novo é uma das doze aldeias históricas de Portugal
Castelo Novo é uma das doze aldeias históricas de Portugal


Data de publicação: 2006-09-05 00:07:36
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior