Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Avenida José dos Santos Serra é uma das três novas vias da freguesia de Orjais

Novas ruas em Orjais

No passado 27 de Agosto foram inauguradas duas ruas e uma avenida, na nova urbanização da freguesia de Orjais, concelho da Covilhã.

> Célia Martinho

José dos Santos Serra é o nome da avenida que agora foi inaugurada junto à nova urbanização de Orjais. Uma homenagem ao pároco falecido há algum tempo e que esteve na freguesia mais de 50 anos.
No mesmo dia foram também inauguradas duas novas artérias. Uma das ruas designa-se por Rua dos Polames e a outra por Rua António Lopes Mateus Silva. Todas estas vias, recentemente abertas à população, situam-se perto do Centro de Dia. No terceiro fim-de-semana de Agosto, Orjais foi também palco de mais uma edição da Feira Agrícola, Comercial e Industrial. Este evento tem sido bem sucedido, promovendo e divulgando os produtos industriais, agrícolas e artesanais (bordados e rendas) desta freguesia do concelho da Covilhã. Esta feira teve duração de três dias, sendo promovida pela junta de freguesia local. Apesar das dificuldades financeiras “esta freguesia tem evoluído, concretizando vários projectos, como a construção do Polidesportivo, a nova sede da Junta”, adianta os responsáveis locais. As boas condições logísticas do Posto Médico e a colocação de uma Caixa Multibanco na sede da junta de freguesia, merecem também a ressalva de António Canário, autarca local.Outras das intervenções de vulto na localidade foi a construção do Centro de Dia. Uma obra que trouxe benefícios para a população mais idosa e veio colmatar alguma falta de emprego na freguesia.António Canário sublinha que estão em curso novos projectos para melhorar os acessos a certas zonas desta freguesia. Um dos mais significativos é o asfaltamento do caminho que dá acesso à Ermida da Senhora das Cabeças. Este projecto já está em execução há cerca de três semanas. Está também previsto o asfaltamento do caminho que dá acesso à Ermida da Senhora das Luzes e o caminho do Chão Grande.Para futuro irá ser construído um Jardim Público em frente ao cemitério, alargando assim a zona de lazer para os habitantes. O projecto já está concluído e aprovado.
A freguesia de Orjais conta com mil e 200 habitantes e 837 eleitores. O sector primário destaca-se dos outros sectores, onde a fruticultura tem maior relevo. No que diz respeito ao sector secundário, conta com a construção civil, confecção de vestuário e algumas oficinas que servem de apoio a outras actividades. O sector terciário tem uma representação bastante diminutiva, visto que nesta freguesia só existe uma escola de 1º Ciclo e Pré-Primária.


A Avenida José dos Santos Serra é uma das três novas vias da freguesia de Orjais
A Avenida José dos Santos Serra é uma das três novas vias da freguesia de Orjais


Data de publicação: 2006-09-05 00:07:57
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior