Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As obras no pavilhã de Idanha devem estar concluída no próximo ano

Museu valoriza acervo da velha Catedral

O pavilhão epigráfico de Idanha-a-Velha vai ser objecto de musealização, de modo a que todos possam perceber o que está escrito nas pedras da época romana presentes na Catedral.

> Notícias da Covilhã

As inscrições em pedra datadas da época romana na aldeia histórica de Idanha-a-Velha vão passar a ser "descodificadas" pelas novas tecnologias, possibilitando o acesso ao acervo da Catedral local. A intervenção, a cargo da autarquia de Idanha-a-Nova, permitirá aos visitantes "descodificar as antigas inscrições, as suas mensagens e múltiplas interpretações" através de equipamentos e uma aplicação informática concebida para o efeito, lê-se na memória descritiva do projecto.
Segundo o documento, o projecto consiste no "tratamento, valorização e disponibilização" do acervo da época romana, utilizando o pavilhão epigráfico (relativo às inscrições antigas em pedra), construído há cerca de seis anos para aquele fim e que será aberto ao público como espaço museológico. As inscrições gravadas na pedra pelos Romanos transmitem mensagens públicas, de carácter político, jurídico, religioso ou propagandístico, entre outros. A autarquia de Idanha-a-Nova pretende que o pavilhão seja "um encontro entre a comunicação na Antiguidade e a comunicação contemporânea", através de aplicações multimédia "apelativas".
As ferramentas informáticas ao dispor dos visitantes vão incluir um miradouro virtual, um "dispositivo de visualização inovador" que permitirá a sobreposição de informação digital sobre a paisagem em redor. Um "livro mágico", que proporcionará a leitura através de um ecrã táctil ou um comparador epigráfico, para descodificação das inscrições, incluem-se no rol de equipamentos do projecto.
O pavilhão epigráfico de Idanha-a-Velha foi construído no final da década de 90 ao abrigo do programa Aldeias Históricas de Portugal, que forneceu os meios financeiros. No entanto, o projecto acabou por não ser concluído "por limitações financeiras à época". "O projecto de arquitectura e a sua construção não alcançaram os parâmetros de eficácia exigíveis de modo a criar condições adequadas à correcta conservação dos equipamentos a instalar no seu interior nem a proporcionar condições ambientais para um uso confortável", lê-se no documento.
Segundo fonte da autarquia, o projecto de renovação do espaço, já adjudicado, tem um custo de 310 mil euros e deverá estar concluído em meados de 2007.


As obras no pavilhã de Idanha devem estar concluída no próximo ano
As obras no pavilhã de Idanha devem estar concluída no próximo ano


Data de publicação: 2006-09-05 00:00:12
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior