Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Bombeiros vão fazer peditórios para construir o novo quartel

Bombeiros de Loriga vão ter novo quartel

Há já 24 anos que os voluntários de Loriga esperam pela construção do novo quartel. As obras já se iniciaram e para reunir as verbas que ainda são necessárias para concretizar este sonho, os bombeiros vão promover peditórios.

> Notícias da Covilhã

Os Bombeiros Voluntários de Loriga (BVL), em Seia, vão promover peditórios para reunir verbas que permitam comparticipar as obras de construção do novo quartel, que começou a ser edificado após uma espera de 24 anos. O presidente da direcção dos BVL, António Conde, disse à Lusa que o projecto, desejado desde a criação da Associação Humanitária, a 16 de Abril de 1982, tem um prazo de construção de 16 meses e custa 735 mil euros. O Ministério da Administração Interna comparticipa a sua construção em 417 mil euros, mas a restante verba fica por conta dos BVL, adianta.
"Não temos a verba total, mas já temos um pé-de-meia, porque já nos estávamos a preparar para isto há muitos anos", afirma António Conde. Segundo este responsável, a direcção irá recorrer a várias "estratégias" para juntar os fundos necessários à concretização da obra. "Temos um princípio de acordo com a Câmara Municipal de Seia e vamos promover peditórios e outras iniciativas regionais e locais para obter fundos", refere o dirigente, que também admite "bater à porta" dos emigrantes naturais da localidade e recorrer a empréstimos bancários.
As terraplanagens e a montagem dos estaleiros onde o quartel vai ser edificado iniciaram-se na passada semana, e já nada fará parar "a concretização de um sonho que acompanha a nossa curta história", garante António Conde.
A corporação ocupa actualmente o espaço do Mercado Municipal, cedido pela autarquia local em 1995, após uma passagem por um "barracão" em madeira que foi a sua sede inicial. "Do barracão passámos para o Mercado Municipal que foi adaptado, mas não tem o mínimo de condições. Muitos carros ficam na rua e não tem camaratas. Ali tudo é improvisado", aponta António Conde. Ainda segundo o mesmo responsável, a corporação de Loriga conta actualmente com um corpo activo de 60 voluntários, onde se incluem algumas mulheres "que não podem efectuar serviço nocturno por falta de condições". "Quando se concretiza um sonho desta natureza, sentimo-nos bem", diz o presidente da direcção dos BVL após assistir ao arranque das obras de construção da futura sede. "Começamos a vislumbrar um novo horizonte, novas instalações e novas formas de trabalho", admite.
O quartel está a ser construído num terreno que foi expropriado pela Câmara Municipal de Seia, situado numa zona de fácil acesso para a entrada e saída de viaturas de emergência. A corporação de Loriga, que actua na zona da Serra da Estrela, possui 60 voluntários, uma brigada de montanha composta por cinco elementos e 20 viaturas. A sua área operacional é de 140,80 quilómetros quadrados, abrangendo cinco freguesias do concelho de Seia e 3221 habitantes.


Bombeiros vão fazer peditórios para construir o novo quartel
Bombeiros vão fazer peditórios para construir o novo quartel


Data de publicação: 2006-09-05 00:00:09
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior