Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os planadores estiveram em grande neste festival aéreo

Festival aéreo anima região na terra e no ar

Paraquedistas, acrobatas e modelistas animaram a sexta edição do Festival Aéreo de Castelo Branco. Como já é tradição, houve uma largada de flores sobre a procissão da Senhora do Loreto – padroeira da aviação – em Alcafozes.

> Notícias da Covilhã

O Aero Clube de Castelo Branco (ACCB) promoveu no passado fim-de-semana, 2 e 3 Setembro, a sexta edição do Festival Aéreo, no Aeródromo albicastrense. O evento contou com várias actividades de aviação ultra-leve, balonismo, pára-quedismo, aeromodelismo, acrobacia aérea e ainda com uma exposição aeronáutica em que estiveram os representantes das principais marca de ultra-leves.
O presidente da Assembleia-geral do ACCB, Fernando Penha, realça o papel importante que o clube tem tido na área social ao participar em acções de vigilância de fogos florestais, assim como no trabalho desenvolvido em prol da formação. “O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) reconhece que o Aero Clube albicastrense tem o melhor curso de pilotos de ultra-leves ministrado em Portugal”, refere.
No que toca às modalidades desenvolvidas pelo Aero Clube albicastrense, Penha lembra a aviação ultra-ligeira, a aviação ligeira, o pára-quedismo e o aeromodelismo, tendo também destacado o valor patrimonial conseguido pela colectividade. “O Aero Clube teve ao longo dos anos um percurso de progresso. Actualmente conta com uma situação sólida e estável, conseguindo, deste modo, gerar receitas e criar património para os anos vindouros”.
O festival aéreo começou no dia 1, no Centro Cívico da cidade, onde se pode ver a subida de um balão de ar quente estático, com a organização a oferecer vários baptismos de voo. Ontem segunda-feira, 4 de Setembro, aconteceu o “milagre das flores”, quando os aviões civis lançam pétalas de flores sobre a procissão de Nossa Senhora do Loreto, a padroeira da aviação, em Alcafozes, concelho de Idanha-a-Nova, onde decorreram as festas em sua honra.
Outra das novidades deste evento, foi também o salto de quatro pára-quedistas, a 4 mil metros de altitude, a partir de um balão. Presente neste festival, este uma equipa medalhada no Nacional de Free Fly, o segundo classificado no Nacional de Sky Surf e o campeão nacional de Precisão.


Os planadores estiveram em grande neste festival aéreo
Os planadores estiveram em grande neste festival aéreo


Data de publicação: 2006-09-05 00:00:59
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior