Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

O regresso dos anciãos

> Eduardo Alves

Os New York Dolls estão na origem do punk rock quando ainda nem nome tinha sido inventado para o definir. Todas as bandas que se lembram terão ido buscar-lhes referências, dos Guns'n Roses aos Strokes, dos Sex Pistols aos Blondie.
Morrissey, que já foi residente do clube de fãs dos Dolls, um dia destes foi elucidativo em quão verdadeira é esta afirmação: "Mick Jagger roubou tudo a David Johansen", exclamou ele com fervor, mesmo que cronologicamente isto parecesse falso. O certo é que se nos abstrairmos disso está tudo lá.
Ao rock'n'roll dos Stones, o glam rock de Bowie, o anarchic noise dos Stooges... os Dolls juntaram o metal e criaram algo completamente novo, com "One Day It Will" a servir de amostra. Podíamos por isso chamar-lhes os Beattles da atitude. E o engraçado é que quando falam deste regresso, os Dolls explicam que o telefone deles não parava. "Os miúdos queriam isto, miúdos e de todas as idades", confessou Johansen. E se isto é assim passados 35 anos desde a sua formação, está quase tudo dito.
E foi Morrissey que os juntou novamente, quando os convidou em 2004 para participarem no Meltown Festival. E de uma coisa podemos ter a certeza: "One Day It Will Be Please Us To Remember Even This" continua a tradição. Os New York Dolls continuam a dar cartas.






Data de publicação: 2006-08-29 00:00:20
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior