Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Flight 93

> Eduardo Alves

Ainda com a memória viva dos terríveis acontecimentos do “11 de Setembro”, os Estados Unidos da América vêm agora chegar às telas de cinema a primeira produção sobre esta tragédia. Uma história que pretende ser o mais real possível quanto aos acontecimentos decorridos no voo 93 da United Airlines.
O filme realizado pelo inglês Paul Greengrass é a história dos passageiros, dos familiares, da tripulação e dos controladores que acompanharam o desenrolar dos acontecimentos. Ao saberem dos ataques terroristas às torres do World Trade Center, os passageiros do 93 acabaram por mudar os planos dos terroristas.
Este Flight 93, baseado em depoimentos de familiares, em notas dos controladores aéreos e em registos magnéticos produzidos no avião tenta ser o mais real possível. Para além de mostrar o fanatismo dos quatro terroristas, a obra de Greengreass aponta o dedo, sobremaneira, à falta de inoperância das autoridades norte-americanas.
Todo o percurso, desde a descolagem do avião, até ao sequestro deste e impacto final, faz parte deste filme. Uma realização que conta com a presença de actores anónimos, sem as grandes estrelas de Hollywood, mas que ainda assim vale pela sua mensagem e valor histórico.






Data de publicação: 2006-08-29 00:00:14
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior