Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As causas do insucesso escolar vão agora ser analisadas

A causa do insucesso

Lisboa e Porto foram as escolhidas pela Federação Académica do Porto (FAP) para efectuar um estudo sobre o insucesso escolar no Ensino Superior. A acção ainda não tem início marcado.

> Urbi

A FAP está a promover um estudo que pretende descobrir algumas das razões para o insucesso escolar no Ensino Superior. Para tal escolheu as duas principais cidades do País, Lisboa e Porto.
Este trabalho vai ser realizado por uma equipa do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras do Porto, o qual é liderado por João Teixeira Lopes, na cidade invicta. Já para Lisboa, o projecto conta com a colaboração do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, bem como da associação académica local.
Sem ter ainda um começo agendado, esta iniciativa tem como objectivo final, compreender quais as causas do insucesso escolar no Superior. As aptidões pedagógicas dos docentes, a preparação dos currículos e a qualidade das instituições vão ser pontos a analisar. Com uma estrutura representativa de 60 mil universitários, este estudo “assume-se como pioneiro”, reiteram os promotores do mesmo.
Segundo os dados do Observatório da Ciência e do Ensino Superior, no ano lectivo de 2002/03 a taxa de insucesso relativa a diplomados para as universidades públicas foi de 36,5 por cento, valor que sobe até aos 46 por cento no caso dos politécnicos.

Fonte: [Universia.pt]


As causas do insucesso escolar vão agora ser analisadas
As causas do insucesso escolar vão agora ser analisadas


Data de publicação: 2006-08-23 11:06:14
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior