Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Uma semana de teatro no Fundão

O Fundão é palco, até dia 26, da segunda edição do TeatrAgosto, uma iniciativa da ESTE e Gardunha Viva. Seis companhias teatrais, dois concertos e as “surpresas” no teatro-esplanada são os ingredientes para este festival ao ar livre.

> Notícias da Covilhã

A Estação Teatral da Beira Interior (ESTE) e a Gardunha Viva – Associação de Montanhismo do Fundão organizam a segunda edição do TeatroAgosto. Uma iniciativa que este ano será alargada a dois fins-de-semana e decorre até ao próximo dia 26, na sede da Gardunha Viva, junto à piscina municipal.
Seis companhias de teatro, música, um atelier e o conceito de teatro-esplanada fazem parte do programa “abrangente” que pretende manter a “cidade culturalmente viva no principal mês das férias”, sublinha José Alexandre Barata, da ESTE.
Segundo este responsável, foi a afluência de espectadores registada o ano passado e as opiniões elogiosas do público e dos participantes que obrigou a alargar a oferta de espectáculos. Assim, vão subir ao palco a Filipe Crawford Produções, o Teatro Praga, os repetentes T3T, a Teatro Oficina, a companhia da casa, a ESTE e os espanhóis Yllana, com um espectáculo de humor sem palavras. A banda Português Suave e Jerónimo e os Cro-Magnon, que se apresentam com um tributo a Bob Dylan, asseguram a vertente musical.
A última peça do Nobel Dario Fo, “O Santo Jogral Francisco”, pela Filipe Crawford Produções, é a primeira a subir ao palco deste festival de teatro ao ar livre, no dia 18 de Agosto. Uma encenação que aborda cinco episódios da vida do pregador Francisco de Assis. Segue-se, sábado, “Private Lives”, pelo Teatro Praga, num conceito original em que é o público que decide a quais dos seis actores atribuir os quatro papéis disponíveis, em 72 combinações possíveis.
Em Olimplaff, um tributo a Bob Dilan agendado para dia 25, três atletas competem nuns Jogos Olímpicos muito especiais. Para chegarem ao pódio, fazem uso de todas as artimanhas, numa sequência de cenas de humor sem palavras. É também nesta sexta-feira que os grandes êxitos de Bob Dylan serão recordados, num concerto preparado especificamente para esta noite por Jerónimo e os Cro-Magnon. A “Queda dos Cutileiros”, do Teatro Oficina, está em cena dia 26. O encerramento, domingo, cabe à ESTE com a peça estreada em Maio, “Pax Romana”, às 22h, como todos os espectáculos.
A música, dias 18 e 25, começa às 23h. Primeiro com Nuno e os Português Suave, banda que toca temas conhecidos portugueses, e uns dias depois Jerónimo e os Cro-Magnon, com o tributo “Forever Young”. Nos dias que medeiam entre os espectáculos, em que não há nada marcado, Alexandre Barata garante que as noites também vão ser animadas no teatro-esplanada, um palco aberto à participação do público em forma de música ou representação.



"Eles são gente", dos T3T, é uma das peças deste festival


Data de publicação: 2006-08-22 00:00:18
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior