Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Castelo Branco será a primeira cidade portuguesa a receber esta estrutura

IPJ albicastrense acolhe primeiro “Centro UNESCO”

A Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e o Instituto Português da Juventude (IPJ) assinaram na passada semana, Dia Internacional da Juventude, um protocolo em Castelo Branco que prevê a criação de espaços de formação cívica nos centros regionais de juventude.

> Notícias da Covilhã

O primeiro destes centros, na Delegação Regional de Castelo Branco do IPJ, vai passar a funcionar num espaço denominado "Centro UNESCO – Educação para Todos", especializado na área da Educação e da Promoção da Cidadania. "É um tema acertado. Para além da população jovem que frequenta os diferentes graus de ensino, esta é uma região com população envelhecida. Por isso, é preciso dar importância à educação ao longo da vida pois que não pode ser excluída", realçou o presidente da CNU, José Sasportes, que assinou os diplomas em conjunto com a presidente do IPJ, Maria Geraldes.
"Cada centro vai ser especializado numa temática que o IPJ escolheu entre os temas pré-definidos pela UNESCO", explica a presidente do IPJ, Maria Geraldes, salientando que o tema deste primeiro centro é "um requisito também definido pelo Instituto Português da Juventude". "Entre este ano e o próximo está prevista a criação de outros cinco ou seis centros, em várias regiões, de forma a esgotar os temas propostos pela UNESCO, que passam, por exemplo, pela cultura, comunicação e ambiente", afirmou.
O acordo prevê que os centros UNESCO venham a contribuir para a formação cívica, "educar para a compreensão internacional, a cooperação e a paz, promover os direitos humanos e os direitos dos povos, promover a participação no desenvolvimento económico e social e dinamizar os programas da instituição". "Cada Centro deverá escolher um campo de acção próprio e delinear um programa de actividades na base do qual será celebrado entre a CNU e cada centro um protocolo específico", salienta ainda o acordo.


Castelo Branco será a primeira cidade portuguesa a receber esta estrutura
Castelo Branco será a primeira cidade portuguesa a receber esta estrutura


Data de publicação: 2006-08-22 00:00:28
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior