Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Cultura popular enche Largo do Mercado no Paul

Uma noite amena e um Largo do Mercado engalanado foram anfitriões para o desempenho de cinco grupos, protagonistas do II Festival de Folclore do Paul, organizado pelo Grupo de Danças e Cantares. No passado dia 5 de Agosto, o recinto onde decorreram as actuações registou uma enchente que há muito não se via

> Notícias da Covilhã

O Grupo de Danças e Cantares do Paul, foi fundado em 1992, mas só em Fevereiro de 2003,ocorreu a sua legalização com a realização da escritura no Cartório Notarial da Covilhã. Desde então, o grupo paulense tem desenvolvido um trabalho notável de pesquisa nos domínios da cultura local, privilegiando os cantares, as danças, os trajes, tradições e a gastronomia, reproduzindo tanto quanto possível as vivências colectivas da sua terra nos princípios do século passado. No âmbito das suas actividades e permutas com outros grupos de folclore, meteram ombros à tarefa de organizar a segunda edição do Festival de Folclore do Paul. Recorde-se que já tinha decorrido oitos anos desde da primeira edição em Setembro de 1998, ainda o Grupo de Danças e Cantares integrava a Casa do Povo do Paul.
Quanto ao programa deste acontecimento cultural começou com o acolhimento e jantar dos grupos num dos mais emblemáticos locais da vila do Paul – o Santuário da Nossa Senhora das Dores. Pelas 19 horas, decorreu o repasto muito animado reunindo mais de duas centenas de convivas, entre os quais, algumas entidades locais e concelhias.
Já passava um pouco das nove da noite quando se iniciou o desfile etnográfico na Avenida do Santuário, levando os cinco grupos pela rua da Igreja, Largo da Praça, até no Largo Mercado.
Festa durou até às tantas
Terminado o desfile, houve lugar para a tradicional entrega de lembranças a todos os participantes antes de começarem as performances dos ranchos folclóricos oriundos de diversas regiões do País. Cabe aqui e agora realçar o cuidado da organização quer pelas condições criadas para o público assistir ao espectáculo, quer pelo bom gosto no cenário que sobressaía no palco montado no Largo do Mercado, a registar uma moldura humana impressionante.
Logo a abrir, o Grupo de Danças e Cantares do Paul entrou em palco para consumar uma actuação sóbria, dando boa conta de si e do reportório que escolheu.
Os Grupos Folclóricos de: Poços da Cruz (Beira Litoral), Nossa Senhora dos Remédios (Estremadura) Seixo da Beira (Beira Alta) Fajarda (Ribatejo) actuaram de seguida e por esta ordem respectivamente, continuando a demonstrar de forma eficaz e com qualidade os usos, costumes, tradições e as referências culturais das suas regiões, contribuindo em conjunto com o grupo paulense para uma grande demonstração da cultura popular do nosso País.
A noite amena, o clima festivo, boa dinâmica do festival (sem tempos mortos muito prolongados), o bar de apoio sempre em grande actividade, convidavam a prolongar-se a festa mesmo para além do término do festival e o organista Jorge Martins encarregou-se disso mesmo animando de seguida o numeroso público que acabava de presenciar um espectáculo de folclore com qualidade.
Poucos apoios, mas balanço positivo
Para o representante da Câmara Municipal da Covilhã (CMC) a iniciativa esteve muito bem. “ A vila do Paul é uma localidade onde se pratica muita cultura e com qualidade. A prova disto é este festival. O balanço é francamente positivo. Obviamente, que a Câmara está sempre disponível para apoiar todas as colectividades desta freguesia, até porque todos são importantes para defesa desta vitalidade cultural e associativa do concelho e em particular do Paul” garante Paulo Rosa, acessor do presidente da edilidade covilhanense.






Data de publicação: 2006-08-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior