Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os cursos na área de Saúde aumentaram nos últimos anos

Técnicos de Saúde contra aumento de vagas

Os técnicos e profissionais de Saúde mostram-se contra o aumento das vagas no concurso de acesso ao Ensino Superior, nesta área.

> Urbi

O ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior aumentou em cinco por cento as vagas para a Universidade. A medida vai já estar reflectida no próximo ano de 2006/2007 e provocou um forte protesto por parte do Sindicato das Ciências e Tecnologias de Saúde.
Em declarações ao Jornal de Notícias, o presidente desta entidade sindical, Almerindo Rêgo diz que “é escandaloso estar a formar quatro a cinco vezes mais profissionais de cuidados de saúde do que realmente se necessita”. Um engano que o sindicato adianta estar também a ser passado às famílias dos estudantes. Segundo números desta entidade sindical, em 2010, 50 por cento destes licenciados vai estar no desemprego.
Todo o problema está “na falta de uma auto-regulação” no sistema. A servir de exemplo a todos estes protestos está o estudo de Jorge Conde, professor coordenador da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. Um trabalho que dá pelo título de “O Ensino da Saúde em Portugal” refere que em 1993 apenas quatro escolas formavam licenciados nesta área. Em 2005 são já 29 estabelecimentos. Outra das conclusões apresentadas neste mesmo documento refere que entre 1997 e 2005 foi registado um aumento de 471 nas entradas de novos alunos para cursos da área da Saúde.

Fonte: [Jornal de Notícias]


Os cursos na área de Saúde aumentaram nos últimos anos
Os cursos na área de Saúde aumentaram nos últimos anos


Data de publicação: 2006-08-01 00:02:28
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior