Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A iniciativa decorre em Idanha-a-Nova

Concerto amizade une Idanha e Bali

> Notícias da Covilhã

O grupo de Adufeiras de Idanha-a-Nova e a “Jegog Orchestra – Jogeg Bumbung”, chefiada por Amir Rabik, o Cônsul Honorário de Espanha e Portugal em Bali, Indonésia, vão actuar em conjunto amanhã, sexta-feira, 28, ao princípio da noite, no Recinto da Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, no âmbito de um evento de fusão cultural e instrumental que a Câmara Municipal está a apoiar.
Este concerto Amizade Indonésia Portugal 2006 surgiu no âmbito do Boom Festival 2006, dado que o bio-arquitecto Amir Rabik, responsável pela respectiva Orquestra, foi convidado para conceber estruturas em bambu, inspiradas nos Pagodes do Oriente, contribuindo para a decoração e infra-estruturas patentes na Herdade do Torrão, onde terá lugar o Boom, entre os dias 3 e 9 de Agosto.
A Jegog Orchestra baseia-se na produção de vários sons através de xilofones criados a partir das maiores espécies de bambu da Indonésia, as quais chegam a atingir cerca de 35 metros de comprimento e 85 centímetros de diâmetro.
O design dos instrumentos é inspirado na imagem de um dragão, apesar do instrumento principal representar o “Senhor Durga”, que caracteriza o lado escuro da energia divina.
Este tipo de orquestra é, muitas vezes, usada para acompanhar exibições de arte marcial balinesa.
Refira-se que, a equipa liderada por Amir Rabik, composta por mais dez artistas também oriundos de Bali, irão erguer eco-criações arquitectónicas, no espaço onde decorre o Boom, usando materiais naturais em estruturas complexas, criando verdadeiras obras de arte, e construindo os maiores pagodes em bambu tradicional na Europa, que só serão desmantelados após a realização do festival.
O bambu utilizado não provem do abate de árvores, mas da reutilização das matérias-primas; além disso, outras construções, como bares, mercearias ou Info Stand serão criadas a partir de madeira queimada pelos incêndios que assolaram o concelho de Idanha-a-Nova, no ano transacto.
Saliente-se que, após o espectáculo e o Boom Festival, o mestre Amir Rabik pretende doar os instrumentos da orquestra a uma Instituição ou Fundação portuguesa, como um gesto de amizade inter-cultural entre a Indonésia e Portugal.


A iniciativa decorre em Idanha-a-Nova
A iniciativa decorre em Idanha-a-Nova


Data de publicação: 2006-08-01 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior