Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Quercus quer criar circuito de recolha de óleo alimentar usado em Castelo Branco

Quercus quer circuito de recolha de óleos na cidade

> Notícias da Covilhã

A associação ambientalista Quercus apresentou na passada semana, em Castelo Branco, um estudo que defende a criação, na cidade, de um circuito de recolha e transformação de óleos alimentares usados, em biocombustível.
Segundo o estudo, são vendidos anualmente em Castelo Branco cerca de 795 mil litros de óleos alimentares. "Estimamos que a grande maioria, perto de 747 mil litros, sejam incorrectamente deitados para o esgoto", refere Samuel Infante, dirigente da Quercus na cidade.
O estudo baseia-se num inquérito a 109 estabelecimentos comerciais, nos últimos dois meses. "Concluímos que os restaurantes e similares consomem 54 mil 810 litros por ano", pelo que, segundo o estudo, "a larga maioria do consumo (741 mil litro) é doméstico, numa cidade onde não existe um circuito de recolha de óleos junto da população". Os óleos que não são reciclados acabam por poluir os cursos de água e causam problemas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais.
"Tivemos uma boa surpresa no sector da restauração: só 12 por cento dos estabelecimentos não trabalham com empresas de recolha de óleos alimentares", o que corresponde a apenas seis mil litros incorrectamente eliminados, disse o ambientalista.
O estudo agora apresentado foi entregue a uma representante dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Castelo Branco para análise e mostra ainda que a totalidade dos inquiridos está disposto a colaborar na valorização dos óleos alimentares usados. "Este estudo é o nosso contributo", refere.
Segundo o trabalho, actualmente há três empresas que recolhem os óleos nos restaurantes e similares da cidade, "mas com algumas deficiências e, além disso, são transformados fora da região". "Sugerimos que seja criado um novo circuito e que inclua também o sector doméstico, com recolhas porta-a-porta, em ruas, escolas ou outros locais", exemplifica. "Esse é um estudo da autarquia, em que estamos dispostos a colaborar", refere Samuel Infante.
Com a construção de uma estação de transformação, "o biocombustível podia ser usado, por exemplo, na frota do município", sublinha. O estudo não revela, no entanto, orçamentos para a instalação de uma estação daquele tipo.


Quercus quer criar circuito de recolha de óleo alimentar usado em Castelo Branco
Quercus quer criar circuito de recolha de óleo alimentar usado em Castelo Branco


Data de publicação: 2006-08-01 00:00:43
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior