Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Centauro exporta 25 por cento da produção para vários países da Europa

Empresa albicastrense apontada como “exemplo”

Manuel Pinho, ministro da Economia, visita a Centauro e diz que, no sector do frio, esta é uma unidade exemplar, já que apesar de estar localizada no Interior, tem tecnologia avançada.

> Notícias da Covilhã

O ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, deslocou-se na passada semana a Castelo Branco para inaugurar a linha de pintura e novas instalações da fábrica Centauro Portugal, do sector de equipamentos de refrigeração. E no final da visita, não teve problemas em afirmar que aquela unidade “é um exemplo” para o País.
Segundo o governante, a empresa tem tecnologia extremamente avançada, apesar de se localizar no Interior, sendo um modelo a seguir no sector do frio, já que exporta 25 por cento da produção para outros países da Europa. As exportações têm um papel relevante na actividade da Centauro Portugal SGPS pois atingem um quarto do total das vendas. Em 2005, as vendas a outros países foram de 25,4 por cento, quando no ano anterior tinha sido de 28,4 por cento.
Esta empresa, vocacionada para a concepção, fabrico e comercialização de permutadores de calor e de equipamentos na área da refrigeração, climatização e ar condicionado, exporta para vários países como Espanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Noruega e Alemanha. Com 185 trabalhadores no final de 2005, o grupo Centauro facturou 15,3 milhões de euros, representando um crescimento de 15,4 por cento face ao exercício anterior. No primeiro semestre deste ano, a facturação foi de 9,7 milhões de euros, dos quais 23,4 por cento se referem a exportação.
O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, destacou a importância desta fábrica, que emprega 200 trabalhadores, e considerou que empresas como a Centauro, colonizam o Interior do país. “Trata-se de um empresa inovadora, graças ao esforço e à inteligência do seu responsável máximo. Consegue ser concorrencial num mercado competitivo, e são empresas como esta que Castelo Branco necessita, por estão voltadas para a exportação”.
José Ribeiro Henriques, presidente do conselho de administração da Centauro, referindo-se aos milhões de euros que todos os anos são destinados à formação, apelou ao Governo para estar atento a esta matéria. “Gostaria que para bem do País, houvesse um melhor controle na área da formação. As pessoas não podem passar a sua vida na situação alternada de frequentarem cursos e estarem no desemprego. Não podemos prosseguir este caminho, sob pena de estarmos a gastar dinheiro e recursos”.
Manuel Pinho aproveitou também a visita a Castelo Branco para, na zona industrial, visitar as instalações da fábrica Bitzer, igualmente do sector de actividade de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.


A Centauro exporta 25 por cento da produção para vários países da Europa
A Centauro exporta 25 por cento da produção para vários países da Europa


Data de publicação: 2006-07-25 00:00:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior