Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os bolseiros manifestam-se contra a falta de direitos e condições de trabalho

Bolseiros de Investigação Científica em acção de protesto

Uma acção de protesto decorre hoje em Lisboa e tem como principal objectivo mostrara a precariedade de emprego e falta de direitos dos bolseiros de investigação.

> Urbi

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) promove hoje, segunda-feira, 24, uma encenação de "fuga de cérebros" no Aeroporto de Lisboa. Chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos jovens investigadores científicos, nomeadamente para as condições precárias de trabalho e para a ausência de férias é o principal objectivo desta iniciativa.
Segundo os responsáveis pela ABIC, “o bolseiro não é um trabalhador, segundo o estatuto, embora na prática efectue trabalho científico” sendo que os bolseiros colmatam, muitas vezes, “as necessidades básicas das instituições de acolhimento”.
A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica alerta ainda para o facto de os bolseiros não integrarem um regime de segurança social bem como para a falta de actualização do valor das bolsas, montante que não é alterado há mais de três anos.
A iniciativa que decorre hoje no Aeroporto de Lisboa consiste na encenação da partida de um grupo de bolseiros forçados a emigrar para prosseguirem as suas carreiras. Esta acção de protesto da ABIC pretende assim alertar, mais uma vez, o Governo e a sociedade em geral, para as dificuldades enfrentadas pelos jovens investigadores científicos em Portugal.

Fonte: [Público]


Os bolseiros manifestam-se contra a falta de direitos e condições de trabalho
Os bolseiros manifestam-se contra a falta de direitos e condições de trabalho


Data de publicação: 2006-07-24 11:00:51
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior