Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O encontro decorre no Pólo IV da Unjiversidade da Beira Interior

Universidades Espanholas hoje na UBI

Representantes das Universidades da Extremadura e de Salamanca estão na UBI para o “Entrepeneurship and Universities”. A UBI revelou ontem, num relatório, o que fazem os seus antigos alunos após a licenciatura

> Cátia Felício

O encontro “Entreperneurship and Universities” arrancou ontem e acaba hoje, dia 18, com mais algumas intervenções e reflexões de investigadores portugueses e espanhóis.
Mário Raposo, vice-reitor da UBI, coordena uma equipa de sete investigadores da UBI e salienta a importância deste encontro.
Inicialmente, a iniciativa pretendia reunir as quatro universidades envolvidas no projecto, no entanto a Universidade de Évora não pôde estar presente. Daí que o encontro tenha apenas integrado a UBI, a Universidade da Extremadura e a de Salamanca.
O principal objectivo é investigar de que modo as universidades da região transfronteiriça em estudo estão a interferir no desenvolvimento económico e social da região em que se inserem.
O reforço do capital humano, do empreendedorismo e da inovação das respectivas regiões são alguns dos pontos focados. Em análise estão ainda o impacto económico da universidade para aumentar o PIB das regiões, o poder de compra e a melhoria do nível de vida das suas populações.
Num relatório apresentado ontem pela UBI, após inquiridos 698 antigos alunos desta instituição, foi revelado que a maior parte dos salários que os licenciados recebem no emprego actual situa-se entre os 750 e os 1250 euros. Após analisar os inquéritos, concluiu-se ainda que sete por cento ganha mais de 2250 euros.
Quanto a projectos futuros, quase 15 por cento dos antigos alunos da UBI pensa criar o seus próprio negócio, principalmente por esta ser uma "possibilidade de colocar em prática as suas próprias ideias" e de ser uma forma de independência. Em comparação com Espanha, o encontro permitiu ver que em Portugal não impera a tradição familiar como acontece no país vizinho.
O encontro mostrou ainda o perfil do potencial empreendedor. Destaque ainda para a interligação entre a propensão e a motivação. Ricardo Rodrigues, um dos investigadores e docentes da UBI intervenientes, sublinha a importância do ensino no empreendorismo e diz que a UBI tem um papel essencial na introdução de cadeiras de empreendorismo nos currículos. Mário Raposo mostra o resultado dos inquéritos feitos a 97 empresas. O estudo inicial registava mil empresas, mas apenas dez por cento respondeu ao questionário. "Dá-se mais valor à experiência profissional do que à notoriedade da universidade", diz entre os vários resultados que foi apresentando na sessão de ontem à tarde no Pólo IV da UBI.

 

 


O encontro decorre no Pólo IV da Unjiversidade da Beira Interior
O encontro decorre no Pólo IV da Unjiversidade da Beira Interior


Data de publicação: 2006-07-18 00:00:42
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior