Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Vera Saraiva com o júri das provas de mestrado

O contexto histórico da Física

Numa época em que disciplinas como a Química e a Física geram tantas incertezas no seio da comunidade estudantil, uma tese de mestrado apresentada na UBI vem esclarecer a importância destas ciências.

> Eduardo Alves

A certeza de que disciplinas como Física, Química e Matemática têm um papel bastante importante na sociedade foi vincada com a tese de mestrado de Vera Catarina Rei Pereira Saraiva. Um estudo que foi apresentado na passada quinta-feira, 13 de Julho na UBI e que tem como título “Electromagnetismo e Relatividade Restrita ensinados no seu contexto histórico”.
Para tal, este estudo faz uma abordagem histórica da utilização e do fenómeno do electromagnetismo. A autora deste trabalho elaborou um questionário a 60 docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e concluiu que “podem existir vantagens na utilização desta temática durante o ensino da Física”. Daí que uma das conclusões deste estudo aponte para melhores resultados e mais interesse por parte dos alunos no ensino desta e de outras disciplinas quando confrontados com estes casos práticos.
Relativamente às classificações que são obtidas por parte dos alunos em disciplinas como a química e a física “elas continuam a ser demasiado baixas”, salienta Vera Saraiva. Ainda assim, a autora deste trabalho de mestrado mostra-se confiante que o cenário mude.
A tese que mereceu a classificação de Muito Bom teve como júri, Décio Ruiva Martins, docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, José Alberto Ribeiro Pacheco de Carvalho, professor associado da Universidade da Beira Interior, João Pinheiro da Providência e Costa, professor catedrático da Universidade da Beira Interior.


Vera Saraiva com o júri das provas de mestrado
Vera Saraiva com o júri das provas de mestrado


Data de publicação: 2006-07-18 00:01:37
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior