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A tese de mestrado foca a forma como o verbo é ensinado e a importância dos manuais para os alunos e professores

O Verbo na selva de manuais

A autonomia curricular dos professores e a forma como se ensina o verbo analisados em tese de mestrado. Célia Ribeiro, a autora, diz existir uma selva de manuais

> Cátia Felício

Os conteúdos dos manuais e o papel do professor em análise na tese de mestrado “O ‘Verbo’ nos manuais de Língua Portuguesa do Ensino Básico. Reflexão, análise e proposta de exercícios”. Célia Ribeiro defendeu a tese dia 14 de Julho no Pólo I da UBI.
“Os manuais funcionam para os alunos como uma forte forma de aquisição de conhecimentos”. E explica que serve para os alunos conciliarem a matéria dada nas aulas e adquirirem conhecimentos.
Maria João Marçalo, docente da Universidade de Évora, foi a arguente da prova. Questionou a candidata sobre o critério de escolha dos manuais e “como é que na prática é possível leccionar o verbo?”.
Como membro do júri lança ainda a questão: ”será o manual um instrumento de liberdade ou que prende o professor?”.
Após analisar 20 manuais de Língua Portuguesa, Célia Ribeiro diz que um dos critérios para a escolha das obras foi o de maior número de vendas. Assim, escolheu quatro manuais do primeiro ciclo, seis do segundo ciclo e dez do terceiro ciclo. Adianta ainda que o manual acabou por ser uma prisão para o professor. “É uma prisão e não devia ser”.
Célia Ribeiro acredita que vivemos numa selva de manuais. E realça que estes “não dão asas para o professor trabalhar”.
A tese foi aprovada com a classificação de muito bom.


A tese de mestrado foca a forma como o verbo é ensinado e a importância dos manuais para os alunos e professores
A tese de mestrado foca a forma como o verbo é ensinado e a importância dos manuais para os alunos e professores


Data de publicação: 2006-07-18 00:07:28
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