Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O curso de Matemática vai abrir este ano com 15 vagas

Matemática em alta na UBI

O próximo ano lectivo vai conhecer uma nova licenciatura em Matemática. A UBI abre 15 vagas para os alunos que pretendam estudar a ciência dos números.

> Eduardo Alves

De entre as novas licenciaturas que este ano a UBI oferece destaca-se a Matemática. As 15 vagas atribuídas ao curso deixam os responsáveis pelo Departamento “bastante esperançados” no concurso nacional.
Luísa Maria Jota Pereira Amaral, presidente do Departamento de Matemática da UBI, explica que nos últimos anos “têm sido inúmeras as novas áreas de aplicação directa dos conhecimentos de Matemática”. A responsável exemplifica com actividades industriais e serviços diversos para reforçar “o importante papel importante que esta ciência desempenha no desenvolvimento técnico e tecnológico”.
E foi a pensar nestas novas necessidades que os responsáveis elaboraram um plano de estudos inovador “que permitirá uma formação orientada para carreiras na indústria e serviços”. Facilitar a inserção dos jovens licenciados no mercado de trabalho e aprofundar a formação em Matemática são também objectivos deste novo curso. Esta licenciatura está já adequada aos novos padrões de Bolonha e conta com um primeiro ciclo de três anos para a licenciatura e um de dois para o grau de mestre. A presidente do Departamento adianta já algumas das possíveis áreas profissionais para os futuros licenciados, gabinetes de planeamento, empresas de consultoria, seguradoras, bancos, empresas de sondagens e estudos de mercado e empresas das áreas de energia ou comunicação, são apenas exemplos. Para além da licenciatura, o Departamento de Matemática assegura ainda a formação com vista ao doutoramento em Matemática, encontrando-se em elaboração propostas de terceiros ciclos em Matemática, em Aplicações da Matemática e em Didáctica da Matemática. E cursos de mestrado em Ciências da Computação (adequado a Bolonha), em Ensino da Matemática, em Matemática, em Estatística para as Ciências da Saúde, da Vida e do Ambiente, um curso Pré-Universitário, curso de Matemática 12+, onde se pretende essencialmente consolidar os conhecimentos de Matemática, como preparação para a prova específica de ingresso na Universidade.


O curso de Matemática vai abrir este ano com 15 vagas
O curso de Matemática vai abrir este ano com 15 vagas


Data de publicação: 2006-07-18 00:09:04
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior