Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Engenharias abrem portas

Durante uma semana 34 alunos das escolas da região estiveram na UBI de visita aos vários Departamentos da Unidade de Ciências da Engenharia. A primeira edição desta iniciativa “foi um sucesso”.

> Eduardo Alves

O grupo de alunos olha para as rochas com uma atenção de ouro. As explicações do professor Pedro Gabriel Almeida são seguidas com entusiasmo. No meio de rochas e cartas topográficas descobrem os segredos da terra e começam a ganhar gosto pela ciência dos minerais.
No laboratório de mineralogia, do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI estão alguns dos 34 alunos que durante toda a semana visitaram a Unidade de Ciências da Engenharia da instituição. Vindos de escolas da região, estes foram os primeiros a responder de forma positiva ao desafio lançado por esta unidade científica. Carlos Cabrita, presidente da UCP de Engenharias refere que o evento “foi um sucesso”. Quer pela adesão de alunos do Ensino Básico e Secundário, quer pelo interesse que estes manifestaram no evento.
Este tipo de iniciativas surge no seguimento “de uma abertura de portas da Universidade a toda a comunidade que a envolve”, explicam os responsáveis. Iniciativas pioneiras, a nível nacional, como é o caso dos “Dias da UBI”, são agora repetidas “por diversos Departamentos e Unidades Científicas”. Conhecer as instalações, contactar com o ambiente universitário e avaliar as potencialidades que estão na UBI foram alguns dos objectivos da iniciativa “Tempos de Verão nas Engenharias”.
Durante toda a semana, os diversos grupos de alunos que percorreram o Edifício das Engenharias “avaliaram o bom ambiente académico” e todos os “recursos humanos e laboratoriais” que estão implantados na Universidade, sublinham os dinamizadores deste evento. Para além de todos estes aspectos, outro factor “bastante importante” foi levado em linha de conta, o de “descobrir novos talentos”. No entender dos responsáveis, “esta é uma forma de ajudar os futuros alunos da UBI a decidirem que área e que curso escolher”.

> eduardo_lima_pt @ mail . com em 2006-07-19 13:49:48
As engenharias são vistas, como cursos a evitar dada a sua complexidade, mas o futuro passa por ai, não evitem cursos menos fáceis só para se formarem em menos tempo. Dar a conhecer a faculdade de engenharia é fundamental. Parabéns



Alguns dos alunos que estiveram nos "Tempos de Verão"


Data de publicação: 2006-07-18 00:06:41
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior