Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O caso da Nova Penteação, com o encerramento de uma importante unidade fabril, parece agora repetir-se na Avri

Confecção Avri anuncia 63 despedimentos

A multinacional francesa, que produz gabardinas, emprega 161 pessoas e ameaça despedir quase metade. Alegadamente, devido à redução de encomendas. O sindicato receia que se trate do início de mais um processo de deslocalização.

> Eduardo Alves

A multinacional de capitais franceses Avri, localizada no Parque Industrial do Canhoso, prepara-se para despedir 63 trabalhadores. O anúncio foi feito pela administração da empresa de confecções de gabardinas, através de um comunicado, à comissão sindical.
Luís Garra, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, diz que o processo ainda não está formalizado e adianta que uma decisão definitiva só será conhecida na próxima terça-feira, 18, quando a comissão sindical e a administração vão reunir. De qualquer forma, garante que a posição de princípio do sindicato vai no sentido de “tudo fazer para obviar à perda de postos de trabalho”. Para amanhã, sexta-feira, os trabalhadores têm um plenário agendado para decidir a posição a defender pelo sindicato.
A unidade fabril tem neste momento 161 trabalhadores e o número que tencionam despedir representa 40 por cento do seu quadro. Segundo o presidente do Sindicato Têxtil, as razões invocadas pela empresa são a redução das encomendas e a diminuição dos lucros. O que o deixa surpreendido, uma vez que diz ter informações dos trabalhadores que não há falta de encomendas e que, inclusivamente, têm feito horas extraordinárias para aumentar a produção. Dados que levam o sindicalista a recear que este seja o início de mais um processo de deslocalização.


O caso da Nova Penteação, com o encerramento de uma importante unidade fabril, parece agora repetir-se na Avri
O caso da Nova Penteação, com o encerramento de uma importante unidade fabril, parece agora repetir-se na Avri


Data de publicação: 2006-07-18 00:05:22
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior