Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O júri sugeriu que a tese de mestrado de Adriano Raposo seja divulgada em conferências e revistas

Poligonização de superfícies implícitas

Animação 3D, sistemas de CAD e realidade virtual são algumas das aplicações do método que Adriano Raposo apresenta em tese de mestrado

> Cátia Felício

O método estudado para esta tese na área da Engenharia Informática tem algumas inovações e enquadra-se na área da computação gráfica. “Poligonização de superfícies implícitas por amostragem baseada num Corrector de Newton” foi a prova de mestrado defendida por Adriano Raposo, dia 14 de Julho, no Pólo de Engenharias da UBI.
Tudo começou há um ano atrás, explica Adriano Raposo. Demorou cerca de 11 meses e foi dividido em duas fases. No entanto, garante, “É um trabalho para continuar a desenvolver”.
Quais as aplicações? Usa-se principalmente com o sistema de CAD, mas serve também qualquer aplicação em que se utilize computação gráfica. É o caso da animação 3D, filmes de animação e realidade virtual. “A maior parte dos algoritmos baseia-se no Teorema de Valor Intermédio, dependendo a amostragem da variação do sinal de função da superfície”, salienta o candidato.
Na defesa da tese, o licenciado em Matemática/Informática disse ter usado “como ferramenta principal Java 3D”.
Joaquim João Madeira foi o arguente desta prova e elogiou o currículo do candidato, referindo que este “demonstra uma vasta experiência na área de engenharia informática”. Considerando o trabalho de “muito boa qualidade”, acrescenta que a tese “está globalmente bem escrita. Mas há algumas irregularidades na forma como alguns conceitos são apresentados”. Diz ainda que deveria haver mais informação sobre algoritmos.
O membro do júri classifica o trabalho “muito interessante, válido e que é interessante divulgar em conferências e revistas”.
O autor da tese foi o melhor aluno do curso Matemática/Informática em 2003 e a sua tese de mestrado foi aprovada com a classificação de muito bom.

 

 

> antonioborges @ visabeiraservicos . pt em 2006-07-18 10:15:52
Esta é uma tese com imenso valor e evidente utilização prática. Já tive, também, a oportunidade de ler o relatório que considero bastante bem estruturado e escrito, com linguagem simples mas muito rica no seu conteúdo. Muitos Parabéns ao Adriano que mais uma vez mostra grandes capacidades e competências na área das novas tecnologias. António José Borges

> elsalves @ hotmail . com em 2006-07-18 22:37:08
Mais uma vez é provada a grande qualidade profissional a que o Adriano sempre nos habituou. Conheço bem este trabalho e, de facto, considero-o bastante interessante a todos os níveis. Para além de constituir um bom avanço em termos de investigação na área da Computação Gráfica (CG), este trabalho não se resume à teoria, muito pelo contrário, tem uma forte componente prática e é aplicável em vários campos da CG. Muitos parabéns, Adriano. Continua o excelente trabalho. Elsa Alves.

> alexandraraposo @ yahoo . com em 2006-07-19 13:50:09
Congratulo o novo mestre Adriano pela sua brilhante defesa e nota. Quero somente dizer, que acompanhei esta tese desde o esboço, aos 1º gráficos e por fim o produto final, sei bem as horas de investigação que ali estão. É gratificante ver o trabalho do Adriano elogiado e reconhecido por pessoas da área. Gostava que a nossa Universidade também dê-se mais valor à prata da casa. Alexandra Raposo.

> joserodrigues02 @ sapo . pt em 2006-07-19 14:54:52
Perdeu-se um bom colega professor mas, sem dúvida alguma, temos no Adriano um grande investigador, de que muito nos orgulhamos. Muitos parabéns Adriano. Zé Rodrigues

> ajraposo @ netvisao . pt em 2006-07-24 19:40:18
Se alguém conhece bem este homem sou eu! Disso não abdico. Lembro-me como se fosse hoje, este menino, agora homem feito, como brincava metodicamente organizado, como observava tudo ao pormenor. Descuidei-me e num ápice o tempo passou sem quase dar por isso. Sem elogios ou com elogios, o Adriano por onde passou deixou o seu cunho a sua marca. Não é difícil ser pai de um homem assim, antes pelo contrário, é enorme a honra de o ver sempre lutando. FORÇA! Não abrandes! Segue o teu caminho. António José Raposo


O júri sugeriu que a tese de mestrado de Adriano Raposo seja divulgada em conferências e revistas
O júri sugeriu que a tese de mestrado de Adriano Raposo seja divulgada em conferências e revistas


Data de publicação: 2006-07-18 00:02:22
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior