Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A realização de um torneio com atletas em cadeira de rodas foi um dos momentos altos da época

Academia Lusa duplica número de atletas em meio ano

As várias iniciativas desenvolvidas, entre as quais um torneio para atletas deficientes e uma prova de nível A, com a presença dos melhores praticantes do país, marcaram os momentos mais altos da escola de ténis do Albi Sport Clube

> Notícias da Covilhã

A Academia Lusa de Ténis, gestora da escola da modalidade do Albi Sport Clube de Castelo Branco, tem vindo a desenvolver um trabalho “notável” junto das camadas mais jovens. A expressão é do treinador Hugo Fonseca, que faz um “balanço positivo” dos primeiros seis meses de actividade: “Na altura em que nos propusemos levar em frente este projecto, existiam 40 atletas, número que tem vindo a aumentar, situando-se actualmente em oito dezenas”.
Com um ritmo de treinos intenso, os resultados começaram a surgir, com vários títulos nas várias categorias. “Participamos no campeonato nacional de equipas, fase inter-regional, com dois escalões, para além da participação em vários torneios séniores e juvenis”, lembra o responsável técnico, considerando que o trabalho desenvolvido tem sido “relativamente fácil”, devido às excelentes condições disponibilizadas pelo Albi Sport Clube, e ao próprio clima da região, que proporciona o desenvolvimento das actividades ao ar livre.
Hugo Fonseca, mostra-se bastante satisfeito pelos resultados obtidos pelos jovens, e pela forte motivação que sentem pela evolução na modalidade. “Os atletas da nossa escola de ténis são jovens altamente preparados e motivados para a prática da modalidade. Daí os resultados positivos, e a boa representação que têm conseguido em vários courts do país”, justifica.
Nesta actividade desenvolvida pela Academia Lusa Ténis de Castelo Branco, ao longo de seis meses, o técnico destaca dois momentos importantes: a realização de um torneio com atletas em cadeiras de rodas, e uma prova de nível A, com a presença dos melhores atletas do país. Foram duas iniciativas, conta, “de alto nível, que marcaram a vida desta colectividade desportiva. O Albi fez um esforço enorme, financeiro e logísitco, para que estas provas atingissem o máximo de sucesso, o que muito nos orgulha”.
No que respeita a provas internacionais, estão a ser desenvolvidos esforços para obtenção de parcerias com a empresa espanhola “Tengo-Ténis”, localizada em Alicante e  que trabalha com várias marcas. Por outro lado, encontra-se em fase de planeamento um intercâmbio com um clube de Cáceres.
Apesar do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, Hugo Fonseca, pretende ir mais longe, e acredita que, “com as condições proporcionadas pelo Albi, a escola aumentará o número de atletas e conseguirá obter melhores resultados. Temos as infra-estruturas necessárias para que a nossa seja das melhores do país”.
No que toca à modalidade no distrito de Castelo Branco, o técnico lembra que face ao reduzido número de clubes e jogadores, tal factor provoca “algumas rivalidades vincadas que prejudicam os respectivos intervenientes”. “Seria muito importante para o ténis do distrito, que todos os agentes, percebessem que estamos a trabalhar em prol do desenvolvimento da modalidade. Deviam esquecer certas quezílias, e serem mais cooperantes entre si, para conseguirmos obter melhores resultados”, sublinha.
Relativamente à direcção do Albi Sport Clube, Hugo Fonseca, tece-lhe rasgados elogios, pelo apoio transmitido. Os directores, conclui, “têm sido fantásticos no cumprimento escrupuloso daquilo que foi acordado com a Academia, pelo que a sintonia tem sido perfeita, não esquecendo o esforço financeiro levado a cabo, com as deslocações que temos feito”.


A realização de um torneio com atletas em cadeira de rodas foi um dos momentos altos da época
A realização de um torneio com atletas em cadeira de rodas foi um dos momentos altos da época


Data de publicação: 2006-07-18 00:00:05
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior