Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Passeios e provas de competição vão preencher a agenda da Associação de Cicloturismo até final do ano

Cicloturismo com agenda preenchida até final do ano

Em Outubro vai decorrer o passeio de cicloturismo de peregrinação entre Castelo Branco e Fátima numa distância de 170 quilómetros

> Notícias da Covilhã

“Conseguimos atingir os objectivos que nos propusemos, a nível de elaboração de provas, e da sensibilização dos sócios na proximidade com a sua associação, já que estavam algo afastados”. As palavras são de Mário Benjamim, presidente da direcção da Associação de Cicloturismo de Castelo Branco, a exercer o cargo há 10 meses, que se mostra satisfeito com os resultados das actividades levadas a cabo esta temporada.
O balanço, afirma, “tem sido efectivamente positivo, fruto do trabalho que temos desenvolvido, com a realização da maratona e de quatro passeios, sempre com uma elevada adesão de participantes. Para além deste factor, temos colaborado com outras instituições, entre as quais o Grupo Desportivo do Banco de Portugal, em que estiveram na cidade um elevado número de cicloturistas de Lisboa, tendo sido promovido um passeio no concelho de Castelo Branco”.
Actualmente com 400 associados, provenientes de várias zonas do distrito, Mário Benjamim, considera que o BTT “está na moda”, já que o cicloturismo na vertente de estrada continuar a ser um “convívio”, face ao reduzido número de participantes em relação ao BTT. Os sócios, acrescenta, “preferem as provas de todo-o-terreno, dada a sua vertente mais radical e competitiva. Por outro lado, existem na região excelentes paisagens para que os participantes possam desfrutar”.
Para o responsável pela Associação de Cicloturismo, passear de bicicleta tonou-se um hábito na vida das pessoas. “Parece-me que este tipo de passeio está cada vez mais enraízado nas pessoas. Assistimos a um presente e salutar convívio entre pais e filhos, factor que é bastante importante para a actividade do cicloturismo”.
No que toca a passeios, a Associação promove no próximo domingo, um passeio/almoço convívio entre os associados, com um percurso acessível, divido entre dois grupos (BTT e Cicloturismo), com o único objectivo de confraternização entre todos os elementos presentes. A concentração sejá junto à Câmara Municipal de Castelo Branco, e as inscrições serão grátis para os associados.
Para o dia 24 de Setembro está previsto o XII – Passeio Ibérico entre Castelo Branco e Moraleja, sendo composto de uma prova de cicloturismo com partida às 8 horas junto à Câmara Municipal e chegada às 14 horas à Avenida Lusitana em Moraleja. Trata-se de uma tradição que a Associação está a retomar dentro do carácter do passeio ibérico, em conjunto com o Clube Ciclista de Moraleja. Esta vai ser uma prova de andamento livre, variando entre o passeio e a competição, e a inscrição será por equipas a nível distrital. Com um percurso de 103 quilómetros. Um evento para o qual a organização espera cerca de 60 participantes.
A peregrinação Castelo Branco-Fátima, num percurso de 170 quilómetros, decorrerá no dia 14 de Outubro. Mário Benjamim, considera que esta será uma “etapa” com mais dificuldades. “É necessário que os participantes tenham alguma preparação física para este passeio, face ao número de quilómetros a percorrer”.
O Parque de Desportos Motorizados em Castelo Branco acolhe no dia 12 de Novembro, as 6 Horas BTT/ACCB. Uma prova que será realizada em percurso fechado e com carácter competitivo, havendo prémios monetários para os participantes. O ciclo de actividades termina no final do ano, com a realização do passeio de Natal, com um percurso de estrada e outro de BTT, destinado a pais e filhos.


Passeios e provas de competição vão preencher a agenda da Associação de Cicloturismo até final do ano
Passeios e provas de competição vão preencher a agenda da Associação de Cicloturismo até final do ano


Data de publicação: 2006-07-18 00:00:32
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior