Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Vera Rodrigues defendeu a tese de doutoramento na Reitoria da Universidade da Beira Interior

À descoberta de José Régio e Graciliano Ramos

Escritores e pintores servem de referência na tese de doutoramento “O espaço em narrativas de José Régio e Graciliano Ramos”

> Cátia Felício

Convidar à leitura destes “dois grandes escritores” que estão esquecidos em Portugal e no Brasil é o objectivo de Vera Rodrigues . Após três anos de leitura e pesquisa, apresentou no dia 11 de Julho a tese de doutoramento “O espaço em narrativas de José Régio e Graciliano Ramos”. Leu um grande volume de obras e salienta que teve “sorte por ter vindo para um centro como a UBI, que prima pela excelência dos seus trabalhos”.
A tese foi avaliada na Reitoria da UBI, por um júri constituído por sete elementos. Foram tecidos vários elogios e sugeridos alguns conselhos, numa tese que um dos elementos do júri define como tendo “densidade cultural”. “Não é só o José Régio e o Graciliano que lá estão” e justifica citando referências presentes na tese, nomeadamente Dostoievski e Andy Warhol. Abordando uma perspectiva teórica, outros pontos do trabalho são também elogiados.
Vera Rodrigues explica que o tempo de preparação da tese, incluindo pesquisa e leitura começou em Outubro de 2003. Entretanto, a professora que orientou a candidata disse-lhe para sair dos rascunhos e começar a escrever. Podia “não vir a ser a forma final, mas já seria um esqueleto montado”.
A candidata diz que espera ter trazido uma leitura diferente da obra dos dois autores. Classifica o tema de “magnífico” e confessa que a ideia foi-lhe sugerida por Maria Antonieta Garcia, docente da UBI. Foi analisado o espaço a partir do espaço narrativo e o resultado pretende ser um convite à curiosidade dos estudantes para a leitura destes dois escritores.
O júri e a candidata reuniram-se após a decisão do jurí, que considerou a tese aprovada.

 


Vera Rodrigues defendeu a tese de doutoramento na Reitoria da Universidade da Beira Interior
Vera Rodrigues defendeu a tese de doutoramento na Reitoria da Universidade da Beira Interior


Data de publicação: 2006-07-18 00:03:38
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior