Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Com esta nova ferramenta electrónica, os motoristas de táxis podem também desempenhar um papel social mais activo

O papel social

Para além de ser uma ajuda na segurança do motorista de táxi, o sistema de vigilância de GPS que vai agora ser instalado nos táxis da Covilhã pode também ser uma forma dos motoristas de táxis darem o seu contributo social e estarem mais próximos dos clientes.

> Eduardo Alves

Todos os táxis que actualmente têm o sistema de GPS desenvolvido pela ANTRAL estão ligados à central em Lisboa. Quer em Portugal, quer no estrangeiro, as viaturas ficam sempre sobre a vigilância do operador. Para além de receber pedidos de ajuda e alertar as autoridades de segurança para possíveis assaltos ao condutor, este sistema permite também uma maior coordenação entre os taxistas. Assim, cada vez que na Covilhã necessitar de um táxi, basta ir até à página do Geotáxi e fazer o seu pedido. O sistema regista esta solicitação e envia o pedido ao carro que esteja mais próximo. Outra das vantagens desta página, é que o utilizador pode conciliar vários parâmetros. Tem ao seu dispor horários e trajectos de comboios, autocarros e outros. Pode, por exemplo, reservar o seu bilhete de autocarro da Covilhã para o Porto pedindo depois, no momento da sua chegada à cidade invicta, que esteja um táxi à espera para o conduzir a um determinado local.
Para além destas utilizações, o motorista de táxi passa também a ser um vigilante social. José Frutuoso, responsável pelo desenvolvimento do sistema explica “as funções de alerta do mesmo”. Se um taxista presenciar um atropelamento, um incêndio, um acidente, pode lançar o alerta através de teclas específicas do seu sistema e este alerta é depois encaminhado para as respectivas forças policiais.


Com esta nova ferramenta electrónica, os motoristas de táxis podem também desempenhar um papel social mais activo
Com esta nova ferramenta electrónica, os motoristas de táxis podem também desempenhar um papel social mais activo


Data de publicação: 2006-07-11 00:00:31
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior