Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A nova comunidade urbana vai permitir concorrer a fundos europeus para projectos entre municípios

ComurBeiras nasce em Belmonte

Está constituída a Comunidade Urbana das Beiras. Na passada semana, a Câmara de Belmonte recebeu a primeira assembleia deste órgão que agrega grande parte dos municípios da Beira Interior.

> Eduardo Alves

Já diz o ditado que a união faz a força e é com esse objectivo que os concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Sabugal e Trancoso se reúnem em torno da Comunidade Urbana das Beiras.
Na passada quinta-feira, 6 de Julho, decorreu a primeira assembleia deste organismo, na Câmara de Belmonte, onde agora vão decorrer os trabalhos. Já a sede e a junta da ComurBeiras ficam em Manteigas. Carlos Pinto, presidente da assembleia da ComurBeiras refere que “este é um acto carregado de simbolismo”. O autarca refere que desta forma, as candidaturas aos próximos quadros comunitários vão ter outro significado. Pinto chega mesmo a exemplificar que com esta união de esforços, “pode pensar-se em projectos com as comunidades espanholas próximas da raia”.
Nos próximos tempos, a ComurBeiras vai reunir para estudar todo o tipo de projectos que podem ser alvo de concurso e também as várias intervenções interconcelhias que podem vir a ser feitas. A mesa da assembleia é presidida por João Almeida Santos, presidente da Assembleia Municipal da Guarda e assessor do primeiro-ministro, sendo vice-presidentes, António Manuel Rios da Fonseca Leal, da Assembleia Municiapl de Trancoso e Francisco Fernando Martins Ribeiro, da Assembleia Municipal de Penamacor. a Junta da Comurbeiras é presidida por Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, tendo como vice-presidentes Amândio Melo, presidente da Câmara de Belmonte e António Ribeiro, presidente da Câmara de Almeida.


A nova comunidade urbana vai permitir concorrer a fundos europeus para projectos entre municípios
A nova comunidade urbana vai permitir concorrer a fundos europeus para projectos entre municípios


Data de publicação: 2006-07-11 00:01:35
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior