Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os responsáveis esperam que mais colectividades e atletas participem nas provas

Mais atletas nas pistas

Com 22 clubes filiados na Associação de Atletismo de Castelo Branco, apenas cinco frequentam as pistas. Número considerado bastante reduzido pelo presidente da direcção

> Notícias da Covilhã

A direcção da Associação de Atletismo de Castelo Branco, que em Julho do próximo ano conclui o seu mandato, considera o balanço destes três anos de actividade, bastante positivo, tendo sido inaugurada a nova sede e adquirida uma carrinha, para além do desenvolvimento da própria modalidade.
Factores que levam João Coelho, presidente da direcção, a mostrar-se satisfeito pelo trabalho levado a cabo. “Tudo temos feito para melhorar as condições da modalidade, nos seus mais variados aspectos, pelo que julgo estarmos no bom caminho. No entanto, é sempre necessário sermos criativos e inovadores”.
Neste âmbito, o responsável pelo atletismo no distrito, pretende que os atletas começem a frequentar com mais intensidade as pistas existentes. “Gostaria de ver uma maior participação nas pistas, pelo que temos de chamar a atenção dos respectivos clubes para importância deste factor, até porque seria bastante importante, no aspecto de treino para  participação em provas de estrada e de corta-mato. Temos 22 clubes filiados, e apenas cinco frequentam a pista, número que é relativamente muito reduzido”.
Para João Coelho, é necessário uma mudança de mentalidade para retirar em parte os atletas da estrada e conseguir que frequentam a pista. “É cada vez mais importante que esta forma de agir seja alterada, porque temos pistas com qualidade, e faltam-nos os atletas, que desta maneira poderiam contribuir para o desenvolvimento da modalidade a nível distrital”.
No que toca à “saúde” do atletismo no distrito de Castelo Branco, João Coelho, considera que “está boa e recomenda-se”, graças também aos cursos levados a efeito, a nível de monitores, treinadores e juízes, no sentido de se conseguir uma “certa autonomia”, em termos técnicos.
Por outro lado, a aposta na formação tem sido desenvolvida através de uma parceria com o desporto escolar, tendo sido realizado um mega-sprint. “A base de recrutamento têm que ser nas escolas, através do desporto escolar e fazer um trabalho em conjunto”.
A nível nacional, o destaque vai para a atleta das Donas, Sónia Tavares, com a conquista de vários títulos nacionais em velocidade de 100 e 200 metros. “Embora existam atletas juvenis e júniores com alguma qualidade, a Sónia tem-se distinguido pelos resultados obtidos”.
A concluir, João Coelho, lamenta que alguns clubes com uma certa dimensão no distrito, não se dediquem ao atletismo. “Temos falado com os respectivos dirigentes, mas não se mostram sensibilizados. Nada me move contra o futebol, mas esta modalidade continua a ser rei e senhor no desporto”.


Os responsáveis esperam que mais colectividades e atletas participem nas provas
Os responsáveis esperam que mais colectividades e atletas participem nas provas


Data de publicação: 2006-07-11 00:00:31
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior