Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Promover a arte e ciência é o objectivo desta iniciativa

Universidade de Lisboa em parceria com Foz Côa

> Urbi

A Universidade de Lisboa (UL) assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa. Promover a arte, a ciência e a cultura naquela localidade é o principal objectivo da iniciativa que teve início com uma mostra de Teatro Universitário e uma exposição de nove esculturas, intitulada “Alvaros and Chairs”, dos finalistas do curso de escultura da Faculdade de Belas Artes.
O acordo foi rubricado por Emílio Mesquita, presidente da autarquia de Foz Côa e António Sampaio da Nóvoa, reitor da UL. O responsável máximo pela Universidade de Lisboa justificou esta parceria com a Câmara Municipal, pelo facto de considerar que as universidades portuguesas não devem ser “universidades regionais” mas antes “universidades do país”. António Sampaio da Nóvoa acrescentou que a UL tem a função do ensino e da investigação, mas “para além destas duas missões, há uma terceira que é a sua função cultural”.
Emílio Mesquita espera que, com este protocolo, “Foz Côa venha a ser um centro actuante e afirmativo de uma arte e cultura actuais no universo regional e não só”. O autarca considerou mesmo que este acordo constitui “um momento verdadeiramente histórico para o concelho”. Segundo Emílio Mesquita, a Câmara Municipal pretende que Foz Côa seja colocada “no mapa da cultura”.

Fonte: Diário Digital


Promover a arte e ciência é o objectivo desta iniciativa
Promover a arte e ciência é o objectivo desta iniciativa


Data de publicação: 2006-07-04 00:00:48
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior