Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
António dos Santos Pereira apresenta assim mais um livro de história

Professor da UBI apresenta estudo sobre a Ribeira Grande

Ribeira Grande (S. Miguel – Açores), no século XVI: Vereações (1555-1578) é o título do mais recente livro de António dos Santos Pereira. Presidente do Departamento de Letras da UBI, Santos Pereira tem publicado mais de meia centena de títulos, entre livros e artigos de cariz científico.

> Eduardo Alves

Foi no século XVI que os responsáveis concelhios da Ribeira Grande decidiram comprar uma nova bandeira para o município. Com o passar do tempo, ainda até há bem poucos anos, a história dessa mesma bandeira estava associada a Lisboa, onde supostamente teria sido fabricada e adquirida. O mais recente livro de António dos Santos Pereira, docente da UBI, vem corrigir esse facto e desvendar a verdadeira origem desse objecto. A referida bandeira teve afinal origem em Sevilha. Esta é apenas uma das curiosidades que este historiador descobriu nas muitas actas da vereação que analisou ao longo de vários anos e que são agora apresentadas em livro. Um volume “de 400 páginas de análise histórica e cerca de 300 páginas de transcrição”, explica o presidente do Departamento de Letras da UBI e vice-presidente do Conselho Directivo da Unidade de Artes e Letras.
António Pereira explica que este “é um trabalho intensivo de leitura e de muita minúcia”. Segundo este antigo professor de Paleografia, os textos do século XVI são ainda difíceis de ler do que textos medievais porque os escrivães nem sempre têm o cuidado que têm os escrivães medievais ao escreverem sobre pergaminho, que desenham com muita perfeição as letras e as abreviaturas, “no século XVI, isso não acontece”. O livro que vai agora ser apresentado no próximo dia 7 de Julho na Câmara Municipal da Ribeira Grande “é mais uma achega para a história insular e europeia”. Com as informações que estes trabalhos contêm, outros investigadores podem saber se naufragou algum navio naquelas águas, se havia uma certa prática cultural ou religiosa e até “como foi sentida a reforma protestante e a contra-reforma católica numa região periférica”.
Constituído por duas partes, este livro resulta “de muitos anos de trabalho sobre o concelho de Ribeira Grande particularmente da leitura dos seus livros de vereações mais antigos”. Este doutorado em História Moderna “aborda com profundidade e rigor a economia, a sociedade, o quotidiano de um dos mais importantes concelhos das ilhas dos Açores de quinhentos”.
António dos Santos Pereira é doutorado em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professor desde 1976, leccionou Português e Literatura no ensino secundário e iniciou a carreira universitária na Universidade dos Açores, em 1981, na disciplina de Teoria das Fontes e Problemática do Saber Histórico. Ensinou Paleografia durante alguns anos, colaborou ainda nos mestrados de Sociologia, Ciências da Comunicação e Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica, na Universidade da Beira Interior, onde coordenou projectos e orientou seminários e monografias sobre Processos Históricos de Desenvolvimento, História da Imprensa Regional e Sociedade e Cultura Portuguesas Contemporâneas. Tem publicado mais de meia centena de títulos, entre livros e artigos de cariz científico. Actualmente exerce as funções de presidente do Departamento de Letras, vice-presidente do Conselho Directivo da Unidade de Artes e Letras e coordenador do curso de pós-graduação em Ciências Documentais da UBI.


António dos Santos Pereira apresenta assim mais um livro de história
António dos Santos Pereira apresenta assim mais um livro de história


Data de publicação: 2006-07-04 00:00:44
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior