Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os dois eurodeputados comunistas estiveram de visita ao distrito de Castelo Branco

Eurodeputados comunistas na Covilhã

Os dois deputados do Partido Comunista Português (PCP) do Parlamento Europeu visitaram as Minas da Panasqueira e a Adega Cooperativa do Fundão. Mais indústria e melhores de condições de trabalho foram pedidos deixados pelos comunistas.

> Eduardo Alves

Ilda Figueiredo, eurodeputada comunista visitou pela segunda vez as Minas da Panasqueira. O que viu na passada sexta-feira, 30 de Junho deixou-a mais tranquila no que respeita à manutenção dos postos de trabalho. Segundo a eurodeputada, a direcção da empresa fala mesmo em aumento de produção. Projectos importantes que levam agora Ilda Figueiredo a pedir ajuda a Bruxelas, “para se apostar na indústria transformadora”. A ideia foi deixada por esta representante do PCP no Parlamento Europeu, depois de ter sido recebida pela administração da Beralt In, empresa que explora as Minas da Panasqueira. Segundo Ilda Figueiredo, “deve-se apoiar investimentos que permitam aumentar o emprego”. Segundo esta representante, este mesmo apoio vai ser levado até Bruxelas pelos eurodeputados comunistas.
Outra das entidades que mereceu a visita de Ilda Figueiredo foi a Adega Cooperativa do Fundão (ACF). Aqui o cenário já não pareceu tão animador e a representante comunista fala mesmo em calamidade. Isto porque, “estamos perante o resultado de uma contradição”. Há alguns anos, a Comunidade Europeia apoiava a plantação de vinhas, “agora dá dinheiro para que sejam arrancadas”. A eurodeputada que pertence também à Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu espera que o governo português avance com uma destilação de crise. Uma medida que prevê o escoamento de um grande volume de vinho que está armazenado nas adegas cooperativas, a mais baixos preços.
Uma visita que marcou os 20 anos de adesão à Comunidade Europeia contou também com a presença do eurodeputado Pedro Guerreiro. Este representante comunista em Bruxelas visitou a estrutura sindical ligada ás indústrias eléctricas. Para além deste contacto esteve também numa das unidades fabris que a Delphi tem na região. Guerreiro revela que “existe uma perda de direitos dos trabalhadores”. Os novos horários e o pouco aumento de salários leva a “uma degradação dos postos de trabalho”. Para além de todos estes problemas, o eurodeputado alerta também para a pressão “em forma de ameaça, de uma possível deslocalização”. As visitas feitas à Beira Interior vão servir agora para que os dois eleitos apresentem algumas propostas relacionadas com esta região.


Os dois eurodeputados comunistas estiveram de visita ao distrito de Castelo Branco
Os dois eurodeputados comunistas estiveram de visita ao distrito de Castelo Branco


Data de publicação: 2006-07-04 00:00:15
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior