Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os responsáveis pela valência não contavam com o chumbo camarário ao projecto de ampliação do centro

Mutualista lamenta chumbo a projecto de ampliação

A Mutualista celebrou no último sábado de Junho, o seu 76º aniversário sem a prenda que esperava: a aprovação, por parte da Câmara, do seu projecto de ampliação. Uma aspiração que fica, por enquanto, adiada.

> Eduardo Alves

Carlos Casteleiro lamentou, a não aprovação, por parte da Câmara Municipal da Covilhã de um projecto de ampliação do Centro Comunitário de Apoio ao Idoso. O presidente da Mutualista Covilhanense diz não entender que requisitos técnicos não estariam cumpridos no projecto, mas afirma que irá “respeitar a decisão da autarquia”.
O projecto contemplava o alargamento das instalações através, essencialmente, da conversão do sótão do Centro Comunitário. Um piso que passaria a contar com mais 22 camas para internamento. Para além disso, afiança Casteleiro, passaria a haver, ainda, a possibilidade de acolher mais 15 utentes em regime de Lar de Dia, e possibilidade de alargar o espaço para fisioterapia.
O projecto precisava da aprovação da Câmara para se poder candidatar ao Programa PARES, que, no caso de aceitar a candidatura, comparticiparia os custos da obra. Uma vez que o Programa do Governo tinha carácter único, o projecto fica, agora, adiado indefinidamente. Uma situação que deixa “triste, mas não desanimado” o líder da mutualista que gostaria de ter anunciado a candidatura do projecto na cerimónia de comemoração dos 76 anos da Associação que decorreu no último sábado, 24.
Ainda assim, a festa fez-se na mesma com a inauguração de uma ala onde figuram as fotografias de – quase – todos os presidentes que passaram pela Direcção da instituição desde 1930, e com o descerramento de uma lápide sobre os direitos humanos no exterior do Centro Comunitário.
A Mutualista tem, actualmente, 40 utentes em regime de internamento, 60 em Lar de Dia e presta apoio domiciliário a mais de 30 idosos, para além do posto médico e do apoio de enfermagem à disposição dos sócios. Os sócios ascendem já a 2200 e as solicitações, assegura Carlos Casteleiro, “continuam a aumentar”.


Os responsáveis pela valência não contavam com o chumbo camarário ao projecto de ampliação do centro
Os responsáveis pela valência não contavam com o chumbo camarário ao projecto de ampliação do centro


Data de publicação: 2006-07-04 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior