Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Uma formação de dois meses, destinada a 60 mulheres vai permitir que estas iniciem o seu próprio negócio

CIEBI desafia mulheres beirãs a criar negócio próprio

Durante dois meses, 60 mulheres dos distritos da Guarda e Castelo Branco podem receber formação para iniciar o seu próprio negócio. A proposta é do Centro de Inovação Empresarial, que se propõe a apoiar as futuras empresárias durante os dois primeiros anos

> Notícias da Covilhã

O Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI) vai dar formação na área empresarial a 60 mulheres dos distritos da Guarda e de Castelo Branco para que, até final do ano, possam criar o próprio negócio. O anúncio foi feito pelo director-geral da instituição, João Carvalho, durante uma conferência sobre “Empreendorismo no feminino e desenvolvimento local”, realizada na Guarda em parceria com a Escola Superior de Educação (ESEG).
Um encontro que permitiu informar e sensibilizar as alunas finalistas da Escola para a possibilidade de virem a tornar-se empresárias, criando desta forma o seu próprio emprego e contornando as dificuldades no acesso ao mundo do trabalho.
O desafio do CIEBI é lançado no âmbito do Programa Operacional “Emprego, Formação e Desenvolvimento Social – POEFDS”, exclusivamente dirigido a mulheres. Segundo João Carvalho, durante a formação que decorre num período de dois meses, as candidatas “recebem por mês o equivalente ao ordenado mínimo nacional, têm ajuda na elaboração no plano de negócios e é-lhes facultado apoio financeiro a fundo perdido”. “Após o arranque da empresa – nas mais diversas áreas de actividade – o apoio dado pelo CIEBI é de dois anos”, acrescenta. “Temos um pacote para 60 formandas, ficaríamos muito satisfeitos se conseguíssemos criar 60 empresas ou micro-empresas”, admitiu o director-geral, acrescentando que a primeira acção formativa, com 15 candidatas, vai iniciar-se na Guarda em princípios de Julho. Em relação à parceria com a ESEG, o mesmo responsável disse que a intenção “é ajudar a fixar as alunas finalistas na região da Guarda”.
O director da Escola, Joaquim Brigas, valoriza esta iniciativa do CIEBI, reconhecendo que “longe vão os tempos em que os alunos conluiam os seus cursos e tinham logo colocação no mercado”. “O envolvimento com o CIEBI é uma mas valia para a ESEG, pois desta associação pode resultar uma integração mais fácil dos alunos no mercado de trabalho e coloca-se a possibilidade de fixar quadros qualificados na região”, admitiu.
Na conferência sobre “Empreendorismo no feminino e desenvolvimento local”, participaram cerca de três dezenas de alunas da ESEG e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), ambas integradas no Instituto Politécnico da Guarda.
Helena Alves, aluna finalista do curso de Gestão e Informática, de 32 anos, vê na proposta do CIEBI a possibilidade de iniciar um negócio por conta própria: “Estamos numa região do interior, as coisas não são fáceis, o mercado é diferente das zonas do litoral”, queixa-se, acrescentando que está decidida a “criar um negócio na área da gestão”.
O Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior foi criado em 1994, com o objectivo de estimular a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras em 25 concelhos dos distritos da Guarda e de Castelo Banco. Em 2005, apoiou com sucesso, a criação de cinco micro-empresas na região, em sectores como a floricultura, produtos alimentares, e ocupação de tempos livres.


Uma formação de dois meses, destinada a 60 mulheres vai permitir que estas iniciem o seu próprio negócio
Uma formação de dois meses, destinada a 60 mulheres vai permitir que estas iniciem o seu próprio negócio


Data de publicação: 2006-07-04 00:00:43
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior